sexta-feira, 21 de dezembro de 2018


21 DE DEZEMBRO DE 2018
INDICADORES

Auspícios

Na antiga Roma, era um sinal que se tirava dos céus. "Tomar os auspícios" era necessário, sobretudo ao cruzar certos limites, para conhecer a vontade dos deuses. Onde menos se espera se encontram, ainda hoje, tradições da antiguidade, e tentar antever (criar?) o futuro continua a ser uma delas. Façamos mais uma vez, então, como os romanos, e vejamos o que pressagiam os áugures para 2019.

A indústria catarinense deve fechar o ano praticamente recuperada e com expectativa de crescimento no próximo ano, conforme atesta sua Federação das Indústrias. Mais de 80% dos industriais paranaenses estão otimistas, segundo sondagem da entidade das Indústrias do Paraná. Também no pago gaúcho, o ano que vai nascer parece auspicioso. Em uma visão de "realismo otimista" da Fiergs, o PIB do Estado pode alcançar um crescimento de 1,1%.

Nacionalmente falando, circulou uma pesquisa com aproximadamente 40% do PIB do país pressagiando que quase todas as empresas brasileiras farão investimentos no ano que vem, sete em cada 10 vão captar recursos de acionistas, fundos de investimento, bancos de varejo ou de outras fontes com significado de crença num futuro melhor. Aproximadamente 500 das quase mil empresas ouvidas profetizaram aumentar o quadro de funcionários, o que prenuncia um potencial aquecimento do mercado de trabalho e, consequentemente, é esperado que as vendas aumentem em 70% dos casos.

Existem dificuldades e muitos entraves, como sempre. Carga tributária e sua retribuição em serviços de qualidade é sempre um tema.

Para cruzarmos os limites que precisamos enquanto nação, é indispensável que libertemos todo poder inovador que temos. E a falta de incentivos à inovação foi criticada por onde se andasse. Ainda assim, praticamente todas as empresas irão manter ou aumentar seus investimentos em P&D e igual percentual irá incrementar seus investimentos em treinamento e qualificação de seus talentos. Que assim seja!

Parece ser a vontade dos deuses que cruzemos os limites e sigamos adiante. Façamos também nossa parte, como sempre fizeram os romanos e suas legiões.

Um Feliz Natal aos leitores e suas famílias. E que tenhamos todos um ótimo 2019!

Vinicius Ochoa Piazzeta escreve às sextas-feiras, mensalmente - VINICIUS OCHOA PIAZZETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário