sexta-feira, 28 de dezembro de 2018



O gaúcho e as mudanças 


Nestes últimos anos de grandes mudanças e questionamentos nacionais e mundiais, o Rio Grande do Sul e os rio-grandenses, ou gaúchos, como preferir, fique à vontade, é claro que está no DNA do Sul discutir e tomar partido, vigorosamente, sobre várias (ou todas) questões. Somos politizados, divididos, aguerridos e gostamos de opinar.

E agora, gauchada? A crise do Rio Grande e os caminhos da mudança (Brand&Book, 272 páginas), organizado e apresentado pelo economista Luiz Tadeu Viapiana, sócio da Centro Comunicação e Marketing, vem em boa hora para subsidiar a todos nós. Um time de gaúchos do porte de Patrícia Salerno, Paulo Nascimento, Cézar Busatto, Darcy Francisco Carvalho dos Santos, Ronald Krummenauer e outros, em 14 artigos, tratam de temas candentes e essenciais para todos nós, que temos um novo governo.

A ideia central do volume é refletir e agir para retomar o crescimento econômico e oferecer mais qualidade de vida para nós. Nosso Estado já foi referência em serviços públicos e, hoje, patina. A máquina estatal é cara, pesada e, muitas vezes, ineficiente. Temos menos saúde, segurança, educação e infraestrutura, e é triste lembrar de nossa dívida pública, que aumentou 27 vezes nos últimos 27 anos.

Os autores dos textos do livro abordam com conhecimento de causa temas como a modernização da máquina pública, os gargalos enfrentados pelos setores produtivos, a reforma da Previdência estadual e a corrida pela inovação da gestão pública. Eles apontam caminhos para o cotidiano dos cidadãos, para a melhora da segurança e da saúde e, claro, caminhos para a salvação de nossas combalidas finanças públicas.

Os textos têm saudáveis diferenças de pontos de vista e linguagens autorais diversas, mas o caráter propositivo perpassa todo o volume e é isso o que interessa. Interessa com urgência estabelecer prioridades e traçar estratégias para ações concretas. Portanto, deve ser elogiada a oportuna iniciativa de Luiz Tadeu Viapiana e a útil obra, que, diga-se, é dedicada ao economista Cézar Busatto, falecido dia 23 de agosto deste ano.

No volume está um dos últimos textos de Busatto. Vamos lá, gauchada, que não está morto quem peleia, mesmo que seja o lambari na boca da baleia. 

Lançamentos 

Mídias e discursos do poder: estratégias de legitimação do encarceramento da juventude no Brasil (Editora Revan, 504 páginas), da professora Marília de Nardin Budó, graduada em Direito e Jornalismo e autora de Mídia e controle social, publicado pela Revan, fala das práticas punitivas, dos discursos que as mobilizam, de encarceramento e morte de adolescentes, principalmente negros.

"Como os discursos político e midiático interagem?", questiona Marília. O segredo da Constituição (IntusForma Tecnologia Vivencial, 40 páginas), de Ana Pregardier, pesquisadora, especialista em psicologia e gerenciamento de projetos, autora de 28 obras e do advogado Rogério Machado, especializado em direito preventivo, consensual e reparativo de danos, apresenta nossa Constituição Cidadã de 1988 de modo criativo, em forma de ficção infantil, com belíssimas ilustrações em cores.

Italianos e austro-húngaros no Brasil - Nacionalismos e identidades (Educs, 192 páginas), do professor João Fábio Bertonha, autor de dezenas de livros sofre fascismo, antifascismo, história da Itália e imigrações, traz textos sobre italianos no Brasil, integração, vida social, nacionalismos, transnacionalismo e identidades, e sobre italianos e austríacos de língua italiana no Brasil, com identidades em conflito. -

Jornal do Comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/colunas/livros/2018/12/662481-o-gaucho-e-as-mudancas.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário