sexta-feira, 14 de dezembro de 2018



Resgate, realidade e ficção 

Resgate em Pamplona (Editora Metamorfose, 256 páginas), nova narrativa do bageense Léo Ustárroz, nascido em 1952, é, em síntese, uma pungente história de reencontro e resgate, que se passa em Pamplona (Espanha), Porto Alegre, Capão da Canoa, Bagé, Santo Antônio da Patrulha e Cidreira. Ustárroz formou-se em Engenharia Química e trabalhou por mais de 20 anos na área. Posteriormente, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais e sempre se dedicou ao hábito da leitura, inclusive enfrentando leituras difíceis como Ulisses e O som e a fúria. Ustárroz estreou em narrativa longa com o romance Sala de embarque, publicado em 2016 pela Editora Metamorfose com base em muitas viagens e nas postagens no blog 

leoustarroz.blogspot.com.br. Ele também é colunista colaborador do portal Artistas Gaúchos e Escrita Criativa. Resgate em Pamplona começa com um vídeo postado no YouTube e aí iniciam as ideias de resgatar pessoas e afetos do passado, especialmente a militante que esteve tão próxima e desapareceu sem deixar vestígios durante o interminável 1968. Os cenários, que vão do Distrito de Palmas, Bagé, a Pamplona, cidade querida por Ernest Hemingway, passando também pelas cidades mencionadas antes, estão bem descritos, assim como os personagens e as construções narrativas são consistentes. 

No prefácio, o consagrado jornalista e escritor Flávio Dutra, autor dos livros Crônica da mesa ao lado e A maldição de Eros e outras histórias e coautor de Dueto - a dois é sempre melhor e da antologia Os dez miolados, escreve: "Ainda que a obra gravite em torno do destino da jovem militante, inesperadamente desaparecida, é sobre o reencontro que Resgate em Pamplona verdadeiramente trata. O reencontro com o passado, da volta às origens, de boas ou más lembranças, mas sempre necessária. 

O reencontro como prestação de contas existencial, do que fizemos ou fomos omissos, não como um julgamento de nossas atitudes pretéritas, mas como preenchimento dos vazios que ficaram. O reencontro como escolha nossa e por não por força do acaso. É assim, no reencontro com nós mesmos, que a vida, afinal, faz sentido." Ao terminar a narrativa de linguagem fluída e despojada que nos remete à prosa espontânea de John Fante, entre lembranças e resgates, pensamos como se fundem a realidade e a ficção e como a vida passa. 

Lançamentos 

A diplomacia de defesa na política internacional (Editora Palmarinca, 290 páginas), do contra-almirante da reserva Antonio Ruy de Almeida Silva, professor-doutor em Relações Internacionais pela PUC-Rio, trata da complexidade da diplomacia de defesa. No prefácio, escreve o professor Paulo Fagundes Visentini: "A obra contribui para um debate que segue dividindo a academia sobre se houve ruptura ou continuidade com o fim da Guerra Fria". 

Manual da separação - Guia prático, funcional e acolhedor (Editora Sulina, 126 páginas), de Paula Britto, advogada especialista em Direito de Família e Sucessões e mediadora, trata de como funciona uma separação bem elaborada, especialmente com maior proteção aos filhos e com a ideia de manter o afeto que pode ter se perdido no tempo. 

A autora fala também de reconstrução de nova família. Palavras com som (Libretos, 88 páginas), do biólogo português nascido em Lisboa Gonçalo Ferraz, apresenta dezenas de longos, belos e densos poemas e sonetos que tratam de paz, amor e guerra. O autor ganha a vida contando animais e já morou em Nova Iorque, Manaus e Porto Alegre. Alguns versos: "Depois do fim da estrada, atrás dos montes, /Para lá do caldeirão do arco-íris/Há uma terra sem nome, um chão sem fontes/Povoado por lembranças e delírios. - 

Jornal do Comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/colunas/livros/2018/12/660998-resgate-realidade-e-ficcao.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário