sábado, 29 de dezembro de 2018


29 DE DEZEMBRO DE 2018
ANA CARDOSO

Não vou sentir falta de 2018

Tenho uma teoria que depois dos 35 a gente não separa mais os anos em ruins ou bons. Que a impressão geral sobre o que vivemos se aplica a períodos maiores, de cinco ou até mesmo 10 anos. Se, quando adolescente, eu amei 1997 e odiei 1998, hoje penso que o ciclo mais recente da minha vida tem sido bem feliz. Mas é preciso fazer uma ressalva aqui - em 2018 - com o limão que recebi do universo, só consegui fazer uma limonada bem chinfrim, bem amarga. Não foi um ano fácil.

Entre as coisas boas, estão os amigos novos, as idas a Portugal, a energia do deserto do Atacama e a breve e curiosa viagem aos Estados Unidos, na qual pudemos observar como nossos hábitos alimentares são diferentes e desconstruir o fascínio das meninas por cereais matinais, balas e outros produtos tão nocivos quanto atraentes.

Também não pretendo me esquecer jamais dos bons momentos com o marido, as conversas com a mãe, as risadas com a sogra, os lançamentos de livros com amigos, as histórias que me contaram nos eventos de que participei, os livros lidos, filmes assistidos e algumas séries que acompanhei.

Há um espaço "premium" na minha memória para as caminhadas até a escola com as meninas, os dentes que caíram da Aurora, os desenhos lindos da Anita e para uma cena que se repete, em algumas noites, e me enche de alegria: todos deitados, cada um com seu livro na mão, lendo sozinhos.

Algumas coisas simplesmente passaram batido. Não sei se o inverno foi frio ou quente. Ignoro meu peso. Da Copa, já não me lembro mais nem do desempenho do Brasil, nem de quem ganhou o torneio. Se dormi bem ou mal. Se espirrei muito quando a primavera chegou. Ou se alguém aqui em casa teve que tomar antibiótico nesse inverno. Sobre esses assuntos não tenho qualquer registro.

Mas, no geral, eu não quero mesmo lembrar de muita coisa. Da greve dos caminhoneiros, das chuvaradas, das casas destelhadas, dos temporais, das ocupações incendiadas por policiais, do assassinato da Marielle, da não solução do assassinato da Marielle, das notícias falsas, dos vídeos mentirosos e das brigas nas redes sociais.

Se 2019 vai ser um ano bom, eu realmente não sei. Mas é certo que já comprei açúcar e vodka, para fazer, ao menos, uma caipirinha com os limões do futuro. Eles prometem ser azeeedos.

ANA CARDOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário