terça-feira, 14 de agosto de 2018


14 DE AGOSTO DE 2018
ECONOMIA

Em busca de maior cooperação nos negócios feitos no Estado

PGQP MUDA POSICIONAMENTO e reforça importância de inovação, gestão e sustentabilidade
O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) apresentou ontem seu novo posicionamento, em Porto Alegre. Ao destacar que o mundo dos negócios passa por transformações, a entidade prometeu trabalhar em defesa da maior colaboração entre organizações públicas e privadas.

A ideia é elevar a competitividade do Rio Grande do Sul. Presidente do conselho diretor do PGQP, Daniel Randon citou como exemplo de cooperação a Aliança para Inovação de Porto Alegre. Composto por UFRGS, PUCRS e Unisinos, o movimento busca trabalhar para reter talentos e estimular projetos transformadores.

Ontem, houve a assinatura de acordo de cooperação entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e as três universidades envolvidas na aliança. O reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, declarou que a proximidade entre empresas e instituições de ensino é "vital".

- O projeto da aliança vai resultar em desenvolvimento para a Região Metropolitana - projetou Aquino.

TECNOLOGIA NÃO DEVE SER VISTA COMO INIMIGA, DIZ EMPRESÁRIO

Representante da Fiergs na assinatura do acordo, Randon avaliou que a cooperação é um dos pilares para a evolução do ambiente de negócios no Estado.

- Mais do que novas formas de fazer, precisamos de conhecimento para inovar. É necessário pensar diferente. Sem isso, não adianta reclamar do Estado ou do país - destacou.

O empresário reforçou que a tecnologia "não pode ser vista como inimiga". Segundo o presidente do conselho diretor do PGQP, a inovação pode incentivar a cooperação entre os negócios gaúchos.

- Nosso modelo quer continuar inspirando pessoas. Reforçamos a importância de inovação, gestão e sustentabilidade. Antigamente, empresas quebravam só por dificuldades de caixa. Hoje, podem quebrar até por problemas de reputação - afirmou.

Randon disse que o país passou recentemente pela "maior crise de sua história". O empresário fez críticas a dificuldades logísticas e à carga tributária existentes no Brasil.

- Estamos em processo eleitoral. Mas não se fala em cortar tributos - apontou.

Criado em 1992, o PGQP tem como objetivo promover a competitividade sustentável do Rio Grande do Sul. A entidade abrange cerca de 11 mil organizações associadas.

Avaliação das prioridades para o desenvolvimento econômico do RS

Depois de identificar desafios, a Aliança para Inovação em Porto Alegre buscará usar o conhecimento acadêmico e a tecnologia para desenvolver projetos que auxiliem na evolução econômica da Capital. Lançado no primeiro semestre, o pacto é fruto da união entre três universidades gaúchas: UFRGS, PUCRS e Unisinos.

A proposta da aliança foi reafirmada ontem por professores das instituições, em painel do 19º Congresso Internacional da Gestão, na Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), em Porto Alegre, no evento organizado pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).

- Buscamos transformar conhecimento em desenvolvimento. Essa é nossa mensagem - descreveu o professor Luis Lamb, pró-reitor de pesquisa da UFRGS.

Com a criação de projetos nos parques tecnológicos das universidades, a aliança também pretende evitar a saída de talentos do Rio Grande Sul.

- Não se vai a lugar algum sem cérebros, sem capital intelectual. O Rio Grande do Sul está perdendo empresários tão bons quanto aqueles que forjaram nossa economia. Hoje, uma das maiores forças que existem é a da inovação, considerada um processo coletivo - ressaltou o professor Alsones Balestrin, pró-reitor acadêmico e de relações internacionais da Unisinos.

Conforme os responsáveis pelo projeto, além das universidades, representantes do poder público estão trabalhando na listagem de prioridades para o desenvolvimento da Capital. A previsão é de que até novembro haja mais detalhes sobre as ações que devem ser realizadas.

Superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy lembrou que Barcelona, na Espanha, é uma das referências para a aliança em Porto Alegre. A cidade europeia é considerada uma das expoentes mundiais em inovação por causa de iniciativas realizadas para atrair investimentos.

- Precisamos avançar em produtividade. Pontuamos prioridades para nossa região - salientou Audy.

LEONARDO VIECELI