quarta-feira, 22 de agosto de 2018


22 DE AGOSTO DE 2018
ECONOMIA

Melhoria nas escolas passa por valorização e intercâmbio

Valorizar e engajar os envolvidos no ecossistema educacional, pesquisar experiências de outros países e rediscutir possíveis mudanças no sistema de ensino são algumas das alternativas que podem ajudar a implementar melhorias na educação, segundo os painelistas que debateram o tema no Fórum iRS.

A professora da UFRGS Maria Beatriz Luce relativizou o uso isolado de ferramentas de medição de desempenho do aluno para avaliar a qualidade e criticou reformas conduzidas sem participação, "de cima para baixo":

- Professores e alunos querem uma escola melhor, mas não são vistos como capazes para esse processo. Há preocupação demais em provas que medem só desempenho individual. A educação é mais complexa.

Professora da PUCRS, Lucia Giraffa pontuou que é preciso envolver todo o ecossistema educacional - pais, gestores, colaboradores e professores:

- O que fazer pelo filho dos outros em quatro horas, quando chegam, às vezes, desprovidos de questões basilares? Não se pode sobrecarregar os docentes. É preciso revalorização dos profissionais. Os alunos precisam ter a vontade de aprender despertada por quem está à frente da sala de aula. Essa pessoa deve ser qualificada com leituras e vivências. E, para isso, é necessário equipar esse agente, não só com recurso tecnológico.

Especialista em Ensino Superior e consultor de startups de educação e universidades em países como Reino Unido, Índia, Estados Unidos e Brasil, Bruno Morche destacou a importância de olhar para experiências de outros lugares e tentar adaptá- los à realidade brasileira:

- Ficamos muito focados nas instituições do país e olhamos pouco para fora. Claro que são realidades sociais, culturais e educacionais diferentes. Mas é importante estar aberto para perceber como isso pode contribuir para nós.