quinta-feira, 30 de agosto de 2018



30 DE AGOSTO DE 2018
+ ECONOMIA

TENTANDO ATRACAR

A ambição do Instituto de Inovação, centro privado com espaço de coworking, aceleração de startups e financiamento para novos negócios, é atracar no Cais Mauá. Duas áreas nobres na estrutura estão em esboço. Os empreendedores não comentam, mas a coluna soube que há tratativas para que seja uma das principais âncoras da revitalização dos antigos armazéns de Porto Alegre. A confirmação ainda depende de acordo e até da viabilização, a curto prazo, das obras de reforma no local, das quais ainda não há sinais.

O interesse de um projeto do tamanho do Instituto de Inovação pode ser o empurrão para destravar o processo. Uma das inspirações para unir tecnologia e revitalização de área portuária é o parque Lindholmen, de Gotemburgo, segunda maior cidade da Suécia. Na área do antigo porto, reúne três universidades - de TI, Gotemburgo e Técnica de Chalmers - e 300 empresas, entre as quais grifes como IBM, Volvo, Ericsson, Saab e Semcon. A coluna que visitou rapidamente Lindholmen, sonha com o dia em que a Capital tenha algo semelhante.

ENERGIA SOLAR gera eletricidade e emprego. Para o Programa Indústria Solar RS, iniciativa da Fiergs, a francesa Engie (ex-Tractebel) recruta representantes e prestadores de serviço em todo o país. São do segmento 9% dos 10 milhões de empregados em 2017 em energias renováveis. O RS é o terceiro com maior número de instalações no país.

NÃO É SURPRESA, MAS É BOM QUE SE MEÇA: O INDICADOR DE INCERTEZA DA ECONOMIA DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS RECUOU 1,5 PONTO EM AGOSTO. OS ATUAIS 114,2 PONTOS ESTÃO NO PATAMAR DE INCERTEZA ELEVADA (ACIMA DE 110 PONTOS). É O SEXTO MÊS CONSECUTIVO.

Pesquisa nacional da CNDL e do SPC mostrou que 46% dos brasileiros com contas atrasadas não terão condições de pagar o que devem nos próximos três meses.

MARTA SFREDO