segunda-feira, 7 de novembro de 2016


07 de novembro de 2016 | N° 18680 
CÍNTIA MOSCOVICH

AUTORES AO SUL!


Amigos de outros Estados costumam perguntar, sempre admirados, por que Porto Alegre tem tantas oficinas de criação literária. A resposta é simples: porque temos uma oficina que, aos 31 anos de idade e sempre sob o comando de Luiz Antonio de Assis Brasil, é a mais longeva do país. E porque foi na PUC gaúcha que surgiu a primeira graduação em Escrita Criativa, agora já com a oferta de mestrado e doutorado. Esses cursos vêm formando não só escritores: deles saem professores da área de criação e, acima de tudo, leitores com um nível de exigência nas alturas.

O caráter gregário (e as poucas vagas) da Oficina do Assis e a circulação de informações promovida pelos cursos da PUCRS contribuíram para que a procura pelos laboratórios de escrita aumentasse de forma impressionante. 

Durante o ano, na Capital e no Interior, e na Feira do Livro de Porto Alegre, são oferecidas oficinas de contos e crônicas, de poesia, de literatura infantojuvenil, de desbloqueio criativo, cursos capitaneados por gente como Valesca de Assis, Charles Kiefer, Jane Tutikian, Pedro Gonzaga, Marcelo Spalding, Caio Riter, Léa Masina, Luis Augusto Fischer, Monique Revillion, Rubem Penz, Robertson Frizero, Cássio Pantaleoni, Leticia Wierzchowski, entre outros – e, se eu esquecer de alguém, me perdoem.

Costumo desenvolver esses cursos em vários Estados. Mas meu orgulho maior ainda são as oficinas que tenho ministrado na Feira do Livro por mais de 15 anos e, com todo o amor do mundo, os laboratórios que coordeno em Porto Alegre.

Tudo isso para dizer que, hoje, a partir das 18h30min, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Valesca de Assis, Pedro Gonzaga, Jane Tutikian e eu vamos conversar com o público sobre criação literária. Logo depois, às 20h, meus alunos autografam Sempre às segundas, primeira antologia que nos atrevemos a lançar e que está um arraso. Dionei Valler, Claudio Corrêa Noronha, Regina Schimitt, Raquel Boff, Elizabeth Torresini, Lucia Scalco, Nara Accorsi são nossos novos autores. A partir daqui, tudo com eles.