quinta-feira, 24 de novembro de 2016


24 de novembro de 2016 | N° 18696
GRÊMIO

O herói do Mineirão


Quis o destino que o jogador menos prestigiado pelo torcedor deixasse o gramado do Mineirão no papel de protagonista na vitória que aproximou o Grêmio do quinto título da Copa do Brasil. Com dois belos gols, Pedro Rocha foi o herói da noite, com uma pitada de vilania. Ao levar um cartão amarelo na comemoração do segundo gol e outro seguido de vermelho por uma falta ao lado da área, o atacante foi expulso aos 21 minutos do segundo tempo. A partir de então, o time mineiro pressionou e chegou a descontar o placar antes de Everton marcar o terceiro.

Mas voltemos à atuação de luxo do Grêmio em geral e do até então contestado Pedro Rocha em particular. O Mineirão pulsava, como requer o roteiro de uma boa final. Só que os jogadores de Renato não se abalaram. Aos quatro minutos, Pedro Rocha disparou pela esquerda e tocou para Luan, da entrada da área, armar o chute com o pé direito, que passou a centímetros do gol.

À vontade no jogo, o Grêmio tomou para si a posse de bola. Aos 11, Maicon pegou rebote e concluiu por cima. O toque de bola apurado, herança de Roger potencializada por Renato, lembrava o do time treinado por Tite em 2001 – o técnico da Seleção, desta vez, estava nos camarotes.

Aos 29, Maicon recebeu na intermediária e teve inteligência para pifar Pedro Rocha. O garoto deu um drible de cinema em Gabriel e ficou cara a cara com Victor. Com frieza, desviou a bola de Victor e saiu para o abraço – em uma jogada em que o time ficou 30 segundos com a bola no pé.

Só o que se ouvia no Mineirão era a torcida gremista. O time quase ampliou aos 35, quando Maicon deu belo passe para Luan, que chutou cruzado, com perigo. Depois, Pedro Rocha voltou a aparecer: em outro passe de Maicon, o garoto ingressou livre na área e encobriu Victor. Mas Gabriel salvou.

O Atlético respondeu. Aos 41, o equatoriano Cazares cruzou para Júnior Urso, dentro da área, concluir com força. Mas aí apareceu Marcelo Grohe, em uma defesa de reflexo. O Grêmio ainda teve duas chances para ampliar: aos 43, Edílson cruzou para Luan, que finalizou em cima da zaga. E aos 47, quando Pedro Rocha foi pifado mais uma vez, agora por Walace, avançou livre até a área e concluiu em cima de Victor.

Na volta do intervalo, o Grêmio ampliou. Aos, Pedro Rocha foi decisivo novamente: partiu da intermediária, deixou três adversários para trás e tocou na saída do goleiro do Atlético-MG: 2 a 0. Um golaço do garoto.

A partir dos 21 minutos, com um homem a mais, o Atlético passou a pressionar. E o lance que deu esperança aos mineiros veio aos 36 minutos, com Gabriel, em escanteio. O fim de jogo foi eletrizante. O time da casa pressionava e buscava o empate. Só que, aos 45 minutos, apareceu Everton. O garoto, que havia entrado no lugar de Douglas, apareceu como centroavante após cruzamento de Geromel e definiu o 3 a 1.

Pedro Rocha ganhou um beijo de Renato na cabeça e chorou no túnel de acesso ao vestiário após a expulsão. Está fora da partida final na Arena, mas entrou de vez no coração do torcedor.

– Estou feliz pelos dois gols, mas triste pela expulsão e ficar fora da partida mais importante. Dei minha contribuição, mas todos fizemos um grande jogo – disse o herói da noite.

adriano.carvalho@zerohora.com.br