sexta-feira, 25 de novembro de 2016



Por: David Coimbra
25/11/2016 - 04h03min | Atualizada em 25/11/2016 - 04h04min

Por que essa ânsia em se despir?

Coisa de Porto Alegre, talvez. Vez em quando, uma mulher se desnuda, em Porto Alegre. E, nua feito bicho, mais nua do que provavelmente jamais tenha ficado em sua vida, ela não se contenta com o recôndito do lar ou com a alcova. Não. Ela tem de sair à rua, tem que expor seu corpo descoberto para o exame de todos, conhecidos e desconhecidos.

Por que isso? Por que essa gana?

Observe o fenômeno dos nudes, proporcionado pelo advento dos celulares com câmera fotográfica. Muitas mulheres e até alguns homens sentem necessidade irrefreável de tirar a roupa e se fotografar. Por quê? Orgulho do próprio corpo? Intenção de registrar a juventude, quando os músculos são rijos e a pele é fresca? Fosse assim, o que explica a nudez pública de Stênio Garcia, ator em provecta idade, mais de 80 anos?

Lembro de uma vez. Estávamos na Redação. Entre nós havia uma bela mulher, de pernas longas e boca de promessas. Era uma mulher em tudo quieta, discreta, embora se fizesse notar pela suave sensualidade. Naquele dia, havia acontecido alguma coisa com ela. Parecia perturbada. Mas não falou nada, não reclamou e tampouco contou o que poderia ter sido. Só que, lá pelo fim da tarde, ela disse baixinho, para si mesma, porém audível:

— Que vontade de tirar a roupa...

Aquela única frase nos atingiu como se fosse um raio paralisante. Ficamos perplexos, alguns nem respirar respiravam. Era óbvio que ela não ia tirar a roupa, tinha dito aquilo apenas como desabafo, um tipo de suspiro, como se dissesse "que vontade de sair correndo". No entanto, a ideia de que ela estivesse pensando naquilo, em pôr-se nua bem ali, diante de nossos olhos ávidos, produziu duro desassossego no ambiente.

Aí está. Uma mulher nua é algo que motiva o homem. Donde o sucesso de revistas como a Playboy e, agora, dos sites tantos da internet. Homens gostam de ver, mulheres gostam de ouvir.

As mulheres sabem disso. Sabem que a nudez delas nos toca. Uma linda moça que conheci contou-me que, um dia, quando estava na casa de praia de seus pais, tomando banho, percebeu que o filho do vizinho a observava à sorrelfa, escondido atrás da basculante da cozinha dele. Primeiro ela se assustou e irritou-se com a ousadia. Depois... deixou... Permitiu que ele a visse nuinha enquanto se lavava, e até ofereceu-lhe umas poses especiais, um braço esticado, uma perna levantada. O show durou por uns dois ou três dias. Então ela se cansou e passou a fechar a janela. Uma mulher satisfazendo a própria vaidade. Compreensível.

Há nus compreensíveis, aceitáveis e mesmo desejáveis. Nelson estava errado, nem toda nudez será castigada.

Mas o Pedro Rocha tirar a camisa depois de marcar o gol?

Perdoar, perdoe-se. Ele fez dois gols. Mas compreender, não. Contenha essa fúria de se despir, Pedro Rocha.

Leia todas as colunas de David Coimbra