quarta-feira, 30 de novembro de 2016


30 de novembro de 2016 | N° 18702
TRAGÉDIA NA COLÔMBIA

VOZES QUE SE CALARAM

O avião que carregava a Chapecoense rumo ao título da Copa Sul-Americana também conduzia os sonhos de profissionais que queriam contar essa glória.



A maior tragédia futebolística da história foi ao mesmo tempo a maior tragédia da imprensa brasileira. Ao todo, 20 profissionais de comunicação morreram na queda do avião. O sobrevivente Rafael Henzel está internado na Colômbia.



Entidades ligadas à comunicação em todo o país emitiram notas e prestaram homenagens aos profissionais mortos no acidente.



AS VÍTIMAS



GIOVANE KLEIN VICTÓRIA

Repórter da RBS TV de Chapecó, 28 anos
Gaúcho de Pelotas, Giovane desembarcou em Chapecó há pouco mais de três anos para acompanhar a mulher, Isabella Ibargoyen, também jornalista, na cidade do Oeste. Em 2015 entrou na RBS TV, onde fez amigos e deixou lembranças das brincadeiras na redação.
LAION MACHADO ESPÍNDULA
Repórter do Globo Esporte de Santa Catarina, 29 anos
Gaúcho de Terra de Areia, trabalhou no Correio do Povo e no Globo Esporte RS antes de ser contratado pelo site em Santa Catarina para, justamente, acompanhar a Chapecoense, que chegava à Série A do Brasileirão em 2014, após a Copa do Mundo. Em Chapecó, Laion também virou professor do curso de Jornalismo em uma faculdade da região.
DJALMA ARAUJO NETO
Cinegrafista da RBS TV Florianópolis, 35 anos
Pai de dois filhos, ele estava desde 2003 nos quadros da RBS TV e tinha experiência em coberturas esportivas, como os Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007. Era considerado um dos melhores cinegrafistas do Estado, principalmente em partidas de futebol.
BRUNO MAURI DA SILVA
Técnico de externas da RBS TV, 25 anos
O cuidado com o sinal de imagem dos jogos dos times catarinenses estava sob sua responsabilidade. O palhocense de 25 anos era um dos profissionais de confiança do setor técnico para grandes coberturas. Formado no curso de tecnólogo de Telecomunicação do Instituto Federal de SC (IFSC), Bruno trabalhava na RBS TV desde 2012.
André Luiz Goulart Podiacki
Repórter de esportes do Diário Catarinense, 26 anos. Era natural de Florianópolis e formado pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.
Victorino Chermont
Repórter do Fox Sports, 43 anos. Era natural do Rio de Janeiro e tinha passagem pela Rede Globo.
Deva Pascovicci
Narrador do Fox Sports, tinha 51 anos. Passagens por TV Manchete, SporTV e Rede CBN.
Edson Luiz Ebeliny
Nascido em Chapecó e conhecido como Picolé, era repórter e locutor na Rádio Super Condá (AM 610), de Chapecó, onde trabalhava desde 2003. Viajava acompanhando as partidas do time. Instantes antes do embarque em São Paulo, na segunda- feira, postou no Facebook: “Vai começar a viagem. Guarulhos para Bolívia/Bolívia Colômbia. #cobrirdecisão #chapecoense é o Brasil na final. Um abraço a todos!” Deixa mulher e filhos.
Gelson Galiotto
Natural de Rondinha (RS), 41 anos. Era narrador esportivo da Rádio Super Condá (AM 610), de Chapecó. Atuava na emissora desde 2001.
Jacir Biavatti
Conhecido como Jotha Biavatti, era locutor esportivo na Vang FM Xaxim e repórter da RICTV. Nasceu em Dois Vizinhos (PR) e tinha 46 anos.
Renan Carlos Agnolin
Repórter da Rádio Oeste, 27 anos. Também era apresentador na RicTV, filial local da Rede Record, e já havia sido repórter na Rádio Super Condá AM. Renan era natural de Erechim.
Fernando Schardong
Conhecido como Fernando Doesse, era narrador esportivo da Rádio Chapecó. Somava mais de 25 anos de atuação como radialista, jornalista e cronista esportivo. Mantinha o Blog do Fernando Doesse, em que dava destaque à Chapecoense. Casado, era natural de Ibirubá (RS).
Douglas Dorneles
Repórter esportivo da Rádio Chapecó, era setorista da Chapecoense. Tinha 36 anos.
Paulo Júlio Moraes Clement
Comentarista do Fox Sports, 51 anos. Jornalista, tinha passagens por SporTV, pelo Jornal do Brasil, pelo jornal O Globo e como editor da versão brasileira do jornal Marca. Foi assessor de imprensa do ex-centroavante Ronaldo Nazário.
Lilacio Pereira Júnior
Conhecido como Jumelo Pereira, era coordenador de externas da equipe do Fox Sports. Ele tinha 48 anos.
Rodrigo Santana Gonçalves
Cinegrafista da equipe do Fox Sports, 35 anos. Recém havia retornado da Alemanha, onde havia participado de uma entrevista especial com o técnico do Bayern de Munique, Carlo Ancelotti.
Guilherme Marques
O repórter Guilherme Marques tinha completado 28 anos na sexta-feira. Ele estava na Globo desde 2013. Antes, tinha trabalhado como produtor e repórter na TV Brasil. Guilherme nasceu no Rio e era apaixonado por futebol e samba. Ele cobriu a elite do Carnaval carioca no ano passado.
Guilherme Laars
O produtor Guilherme Van Der Laars tinha 43 anos e trabalhou nos jornais Lance! e Extra. Trabalhava na TV Globo desde 2011. No Esporte Espetacular, Guilherme foi um dos responsáveis pela série “A base”, que fez uma análise sobre os problemas do futebol brasileiro. Ele era casado, tinha dois filhos e a mulher está grávida do terceiro.
Ari de Araújo Júnior
Cinegrafista da Rede Globo, 48 anos. Recebeu uma homenagem de colegas da emissora. Para Tiago Leifert, apresentador da emissora, “foi uma lenda, um gênio, o melhor cinegrafista da equipe”.


NOTA DE PESAR GRUPO RBS



O Grupo RBS sente profundamente a tragédia ocorrida com o avião que transportava a delegação da Chapecoense na Colômbia e se solidariza com familiares e amigos das pessoas que estavam a bordo: jogadores, integrantes da comissão técnica, dirigentes, profissionais da imprensa e tripulantes. Aos resgatados com vida, desejamos força, coragem e pronta recuperação.

Lamentamos a perda de uma equipe formada por jovens talentos do futebol e de uma comissão técnica competente e comprometida em elevar o nome da Chapecoense.
Dedicamos o nosso carinho especial às famílias dos profissionais de imprensa que acompanhavam o clube e estavam engajados em registrar da melhor forma uma final inédita para o time catarinense: André Podiacki, Giovane Klein, Bruno Silva, Djalma Araújo Netto e Laion Espíndula, colaboradores da RBS em Santa Catarina, e os colegas da Rede Globo, Fox Sports, Rádio Super Condá, Rádio Chapecó e Rádio Oeste Capital.
Nosso pesar e amparo se estende ao Estado de Santa Catarina e à comunidade de Chapecó, que ajudaram a construir uma história de sucesso e superação no esporte brasileiro e vivem um momento de desolação por essa perda dolorosa e irreparável.