sexta-feira, 9 de março de 2018



09 DE MARÇO DE 2018
DAVID COIMBRA

Como evitar os perigos do mundo

Os executivos modernos, quando vão avaliar um funcionário, às vezes fazem-lhe uma pergunta considerada chave:

"O que você espera estar fazendo daqui a cinco anos?".

Das alturas de seus conhecimentos acumulados em cursos de MBA, eles acreditam que a resposta seja determinante para saber se o sujeito tem ambições, se faz planos e tudo mais.

Na verdade, a pergunta é tola e as possíveis respostas serão, inevitavelmente, ainda mais tolas. Ninguém sabe o que fará em cinco anos. Só há uma coisa certa, a respeito disso: todas as previsões falharão. A vida tem o irritante hábito de mudar os nossos planos.

Como você era cinco anos atrás? Olhando para você mesmo do ponto de vista de 2018, não acha que foi perda de tempo ficar pensando no futuro? Porque, observando bem, você percebe que não tinha controle de nada, não é?

Mas não adianta. O futuro sempre nos inquieta. Você passa os dias imaginando que chegará o momento em que viverá a vida ideal. Uma vida mais calma, talvez. Talvez em frente ao mar ou numa casa no campo, onde você possa ficar do tamanho da paz. Na sua cabeça, quando você encontrar enfim essa vida ideal, você não correrá mais atrás de nada, estará tudo posto e bem encaixado, os dias serão apenas de satisfação e suave alegria, risos e suspiros de contentamento.

Vou lhe dar uma notícia: isso nunca vai acontecer. Você sempre estará correndo atrás de algo, porque a vida é movimento e a energia que produz o movimento é a insatisfação. Assim que você satisfizer uma vontade, outra surgirá em seu lugar.

Pronto. Agora você já sabe que não construirá a vida ideal. Ruim, não é? Sim, é terrível, mas pode piorar. É que coisas ruins acontecem. Doenças, acidentes, violências, crises, chefes chatos, governos incompetentes, muitos perigos nos rondam, como leões em torno da manada de gnus. E, se você tiver sorte e escapar de todos eles, a velhice chegará e, com ela, a lenta decrepitude do corpo, com suas dores e incapacidades. Oh, Deus!

É desesperador?

Não. A resposta é não.

Neste instante, vou lhe dar a boa notícia. Fiat lux!, disse o Senhor, no primeiro dia da criação. Faça-se a luz: é que você já está vivendo a vida ideal. Agora mesmo, se você está bebendo um bom café ou se está acomodado em uma poltrona confortável ou se simplesmente sorveu uma única frase interessante dessas que tracei acima, seja lá o que você estiver fazendo, certamente é um pedaço importante da sua vida. Porque é um pedaço único, de sabor exclusivo. Ele nunca mais será provado. Esta é a grande verdade acerca do futuro: ele, o futuro, não existe. 

Você só pode aproveitar o presente. Então, esqueça o que virá. Não fará diferença. Essa é a filosofia - não se impacientar com o incontrolável. Até porque, daqui a cinco anos, quando tudo for diferente, é possível que você olhe para trás e veja você mesmo no passado e pense: como eu era feliz naquele tempo em que bebia tão tranquilamente o meu café e estava acomodado na minha poltrona confortável, lendo o jornal. E você era feliz, de fato. Só que não sabia.

DAVID COIMBRA