quinta-feira, 22 de março de 2018



22 DE MARÇO DE 2018
DAVID COIMBRA

Macacos, rinocerontes e ministros do Supremo


A imprensa brasileira noticiou com grande comoção, nesta semana, a morte de Twelves, o macaco de estimação do cantor Latino. Segundo as matérias, o artista estava com o coração despedaçado. Publicou, nas redes sociais, uma foto do corpo peludo de Twelves já dentro de um saco plástico preto de lixo, provavelmente de 50 litros. A mãozinha do macaco saía pela abertura do saco e segurava a mão humana de Latino acima da breve e compassiva legenda: "Hoje é o dia mais infeliz da minha vida. Orem por mim. Sem chão". Foi tão intensa a dor de Latino, que a mãe dele reclamou:

- Dá mais bola para o macaco do que para mim.

Ao mesmo tempo, os jornais noticiaram também a morte de Sudan, o último rinoceronte-branco-do-norte do mundo. Agora, só restaram duas rinocerontas-brancas-do-norte, se é assim que se chamam as fêmeas dos rinocerontes-brancos-do-norte. Elas são a filha e a neta de Sudan, que teve de ser submetido à eutanásia pelos veterinários, porque estava sofrendo muito de doença e velhice. Ou seja: não teremos mais a companhia dos rinocerontes-brancos-do-norte em nossa aventura terráquea. Não gostei disso, embora nunca tenha tido relacionamento íntimo com rinocerontes-brancos-do-norte.

Foram notícias tristes do mundo animal, mas preferi me ocupar delas, uma vez que as do mundo humano eram bem piores, sobretudo as do lado brasileiro do mundo humano. Porque tudo indica que o STF vai mesmo acochambrar com os políticos e impedir que condenados em segunda instância sejam presos, e isso deve acontecer ainda hoje.

Olhando de relance, você diria que esse verdadeiro golpe na Justiça brasileira será dado para livrar Lula da cadeia. Se você dissesse isso, estaria certo. Mas não totalmente. Lula não tem esse poder. Não mais. Pode-se dizer, até, que ele está sendo usado por outros políticos. Usam Lula como escudo. Colocam-no na frente e se beneficiam por trás.

Porque, ao impedir a prisão depois da segunda instância, o STF acabará de vez com a Lava-Jato e com qualquer possibilidade de combate à corrupção no Brasil. Todos esses que hoje temem a ação da Justiça depois da perda do foro, entre eles o próprio Temer, ficarão a salvo, uma vez que poderão recorrer quase que infinitamente para escapar à punição.

Só a Justiça brasileira permite esse número de recursos, um bálsamo para advogados de defesa e seus clientes ricos. Havendo dinheiro, os criminosos podem estender julgamentos, embargos e apelações até serem salvos pela prescrição ou pela morte. Os pobres, é claro, continuarão sendo presos, alguns inclusive sem julgamento, mas quem se importa com pobres?

Se fizer isso, o STF irá liquidar definitivamente com a esperança de um futuro melhor para os brasileiros e dará salvo-conduto a todos os patifes que hoje se refocilam no poder.

Não é muito melhor se concentrar nas notícias do mundo animal? Aliás, li que cientistas chineses começaram a clonar macacos, num processo parecido com o da velha ovelha Dolly. Quem sabe o Latino não clona o querido Twelves? Tomara que ele ainda não tenha posto fora aquele saco de lixo.

DAVID COIMBRA