sexta-feira, 30 de março de 2018


30 DE MARÇO DE 2018
RELIGIÃO

Vaticano desmente fala do Papa sobre o inferno


Uma declaração do papa Francisco publicada no jornal italiano La Reppublica repercutiu ontem. De acordo com o periódico, o Pontífice disse que "o inferno não existe". Em nota, o Vaticano contestou a afirmação. "O inferno não existe. O desaparecimento das almas dos pecadores existe", teria afirmado o Papa ao fundador do jornal, Eugenio Scalafari, 93 anos. "Aqueles que não se arrependem e, portanto, não podem ser perdoados, desaparecem", complementou, segundo o texto publicado na edição de ontem.

Em nota, o Vaticano contestou a afirmação e disse que o Papa recebeu o jornalista para uma conversa privada, mas que não se tratava de uma entrevista. "O que é relatado pelo autor no artigo de hoje (ontem) é o resultado de sua reconstrução, em que as palavras textuais pronunciadas pelo Papa não são citadas. Nenhuma aspa do artigo mencionado deve ser considerada, portanto, como uma transcrição fiel das palavras do Santo Padre", diz a nota.

Francisco já havia se encontrado outras vezes com Scalafari, que se considera ateu. Segundo o The Times, o jornalista, que se aposentou como editor chefe do jornal mas segue escrevendo textos, disse anteriormente que reconstrói as conversas de memória, sem tomar notas ou usar um gravador.

CERIMÔNIA DE LAVA-PÉS

Ontem, o papa Francisco celebrou mais uma vez a missa da Quinta-Feira Santa em uma prisão de Roma, na Itália, e comandou a cerimônia do lava-pés com 12 presos, entre eles dois muçulmanos, um judeu ortodoxo e um budista. Antes disso, fez uma breve reunião particular com os presos doentes da prisão de Regina Coeli.

- Cada um tem a oportunidade de mudar de vida e não tem de ser julgado - enfatizou o Pontífice, depois de acrescentar que ele próprio se considera um pecador, em uma homilia transmitida pela Rádio Vaticano.

Na tradição cristã, a Quinta- Feira Santa comemora o dia em que Jesus Cristo lavou os pés dos apóstolos e celebrou a instituição da Eucaristia na Última Ceia.