sexta-feira, 16 de março de 2018



Bíblia diferente

Detalhe da capa do livro REPRODUÇÃO/JC Bíblia Visual com infográficos (Sociedade Bíblica do Brasil, 1248 páginas, R$ 114,90), 

com nova tradução na linguagem de hoje, é, sem dúvida, uma publicação inovadora e surpreendente do "Livro dos Livros". Com mais de 350 infográficos em cores para ajudar o leitor a conhecer mais profundamente a Palavra de Deus de uma forma interativa e dinâmica, a obra segue a orientação de estudos que comprovam que 83% do aprendizado humano acontece visualmente. Ou seja, com textos e imagens podemos aprender mais e melhor. 

Nesta singular edição da Bíblia, infográficos resumem e ilustram partes das Escrituras usando listas, tabelas, gráficos e outras representações visuais. Isto é um estímulo, inclusive, para o leitor entrar em contato com partes da Bíblia que nunca tinha se aventurado antes a ler. Cada infográfico está relacionado a uma passagem das Escrituras. Adicionalmente, a obra apresenta 20 mapas coloridos, distribuídos ao longo do texto, com princípios e informações importantes. 

Nas primeiras páginas da edição está uma prática e informativa Linha do Tempo básica da Bíblia, contemplando desde a Criação (data desconhecida) até a conquista da terra de Israel pelo Império Romano, em 63 a.C. Guia rápido e fatos importante sobre a Bíblia estão no volume, juntamente com informações detalhadas sobre as várias traduções do Livro Sagrado para grego, latim e português. A primeira tradução para o português foi de João Ferreira de Almeida, que passou por diversas revisões. A Nova Tradução na linguagem de hoje foi lançada em 2000. 

Como se vê, esta nova edição da Bíblia foi elaborada para facilitar a leitura do texto sagrado, tornando-o atraente com o uso dos infográficos e, ao mesmo tempo, proporcionando aos leitores novas compreensões sobre a Palavra de Deus. De modo objetivo, informativo e compreensível, com linguagem simples, dinâmica e clara, esta edição da Bíblia se destina a alcançar todas as pessoas. 


Nas páginas finais, os leitores podem sabe por que ler a Bíblia, quem é Deus, como é que o pecado nos separa de Deus, quem é Jesus Cristo, como podemos ser perdoados e viver para Deus, o que é oração, por que ir à Igreja, qual o plano de Deus para a salvação e o que é fé. Visão geral da Bíblia, conteúdo e índices dos quadros e mapas completam a obra.

lançamentos

A fábula das abelhas ou Vícios privados, benefícios públicos (Editora Unesp, 414 páginas), de Bernard Mandeville (1670-1733), filósofo, médico, economista político e satirista, causou forte impacto no século XVIII. Ataques e elogios vieram para o livro, que é decisivo para o pensamento das luzes, lançando as bases da ciência da natureza humana e tratando dos efeitos dos atos privados e individuais na sociedade. 

A obra marca o advento da economia política. História do Homem - Nosso lugar no universo (Pandorga, 192 páginas), de Edmac Trigueiro, apaixonado por História, autor dos livros História do universo e História da vida, trata desde o início do universo - o big bang - até os humanos modernos. Como surgiu o universo? Como surgiu a vida? Como surgiu o homem? Essas e muitas outras questões estão na obra de Trigueiro, que , segundo ele, têm algumas respostas na ciência. 

Curadoria em artes visuais - um panorama histórico e prospectivo (Santander, 136 páginas), organizado pela professora, curadora e pesquisadora Fernanda Albuquerque e pela curadora e crítica Gabriela Motta, resultou do Seminário Curadoria em Artes Visuais do Santander Cultural. André Venzon, Cauê Alves, Ceres Storchi, Frederico Morais, José Augusto Ribeiro, Marília Panitz, Marta Mestre e outros refletiram sobre prática e pensamento curatorial na atualidade.  

Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2018/03/colunas/livros/616340-biblia-diferente.html)