sábado, 17 de março de 2018


17 DE MARÇO DE 2018
SAINT PATRICK OU SÃO PATRÍCIO


Por que a festa irlandesa está a cada ano mais brasileira

Padroeiro da Irlanda, São Patrício tem arrebatado uma popularidade respeitável a mais de 10 mil quilômetros de sua terra. Independentemente de saber quem foi ou o que fez o santo, milhares de pessoas devem vestir-se de verde para celebrar seu nome em bares ou ao ar livre em Porto Alegre. Haverá ao menos nove eventos gratuitos na rua.

O Saint Patrick?s Day em Porto Alegre é uma tradição recente, que ganhou força nos últimos cinco anos, segundo a empresária Gabriely Muñoz Rocha. Ela afirma que o Mulligan Irish Pub, do qual hoje é sócia-proprietária, foi pioneiro na comemoração, há 13 anos.

- Era uma festa interna (dentro do bar), nem era divulgado. Os clientes chegavam, o bar estava decorado, e havia a tradição de tomar Guinness (cerveja irlandesa) e reverenciar o São Patrício - conta Gabriely.

O administrador Arthur Oliveira, 32 anos, frequenta o evento na casa há pelo menos 10 anos. No começo, poucos se importavam com a festividade na cidade. Acredita que a celebração está ganhando força porque é logo depois do Carnaval. A teoria é de que, como muita gente estava na praia em fevereiro, o Saint Patrick?s Day se tornou uma segunda chamada para a folia. Sem falar que a estrela da festa já proporciona meio caminho andado.

- Acharam uma festa que o tema é cerveja. Fechou todas - afirma Oliveira.

À frente do Tô na Rua - projeto que esteve envolvido no evento da Padre Chagas no ano passado -, a produtora Susana Jung acredita que os porto- alegrenses têm uma carência de eventos, e o Saint Patricks Day acabou virando tendência de mercado. Neste ano, o Tô na Rua espera entre 15 mil e 20 mil pessoas no estacionamento do Shopping Total para a festividade.

O site Destemperados relacionou 43 lugares para curtir o Saint Patrick?s Day em Porto Alegre. E a festa não está mais restrita apenas a pubs. Uma pizzaria da 24 de Outubro promete até pizza com massa verde, feita com corante natural.

- É que a gente vê bastante mercado. É um dia em que o pessoal está disposto a ir para a rua. Ainda mais caindo num sábado - diz Bruno Lautert, sócio-proprietário da Brizza Forneria.

CERVEJA VERDE NÃO É POPULAR NA IRLANDA

Pelo que a agente de viagens Vanessa Pedebos, 27 anos, fala do Saint Patrick?s Day que celebrou em Dublin em 2016 - ano em que morou na Irlanda -, até que Porto Alegre não tem pecado muito na reprodução do evento. Ela conta que lá os pubs ficam lotados, e é como se fosse um Carnaval nas ruas. Mas a cerveja verde, estrela do Saint Patrick?s Day porto-alegrense, não é nada popular em Dublin. E olha que a jovem é autoridade no assunto: trabalhou justamente na Guinness.

Independentemente de credo, ela pensa que, no Brasil, o dia de São Patrício é mais uma festa que o povo adotou por ser divertida, como o Halloween.

Mas trabalhar para que o evento tenha também um significado religioso é o propósito do designer Lucas Gelásio, 26 anos. Junto a um grupo de amigos católicos e ao padre Laênio Francisco Custódio, da Paróquia Coração de Jesus, ele deve circular por pubs e eventos da cidade neste sábado para contar sobre o santo. Vão distribuir o trevo de três folhas, usado por São Patrício para explicar aos celtas o que é a Santíssima Trindade, e até abençoar a cerveja de quem estiver celebrando.

JÉSSICA REBECA WEBER