sábado, 17 de março de 2018


17 DE MARÇO DE 2018
+ ECONOMIA

DINHEIRO & REFLEXÃO



-Na semana em que uma líder política do Brasil foi executada em pleno centro de um Rio de Janeiro sob intervenção militar, a coluna traz uma seleção de filmes sobre outros atentados políticos. O cargo que Marielle Franco ocupava quando morreu pode não ter a mesma dimensão dos personagens dos filmes, mas a comoção que seu assassinato provocou guarda proporção. É tempo de pensar antes de disparar artilharia verbal. E assistir pode ajudar.

JACKIE (2016)

Aborda um dos assassinatos mais impactantes do século 20, do presidente dos EUA John Kennedy, do ponto de vista de sua mulher. Tenta responder às dúvidas sobre como reagiu às circunstâncias dramáticas da morte que quebrou a magia de um governo tão bom de marketing que era chamado de Camelot (reino lendário de paz e prosperidade).

SELMA (2014)

A história mostra a caminhada entre duas cidades - uma dá título ao filme. Mas é uma das atividades de resistência pacífica lideradas pelo pastor Martin Luther King Jr. para dar direito de voto a todos os afro-americanos nos anos 1960. O assassinato do vencedor do Prêmio Nobel da Paz só aparece nos letreiros finais, mas está presente em cada imagem.

CONSPIRAÇÃO AMERICANA (2010)

Esse pouco conhecido filme dirigido por Robert Redford joga luz sobre o julgamento dos responsáveis pelo assassinato de um dos mais respeitados presidentes americanos, Abraham Lincoln. Um tiro o atingiu enquanto assistia a uma peça de teatro, mas o filme tenta reconstituir a trama que permitiu o atentado.

MARTA SFREDO