quinta-feira, 15 de março de 2018


15 DE MARÇO DE 2018
INDICADORES - Bruno Zaffari

Cidadania


As democracias modernas são fruto de séculos de desenvolvimento da Civilização Ocidental. De um modelo autocrático no qual o povo servia a uma autodeclarada nobreza, evoluímos para um modelo no qual o Estado deve(ria) servir à população, garantindo especialmente que as pessoas possam exercer sua liberdade livres de qualquer tipo de coerção.

No caso brasileiro, em algum momento perdemos uma curva e nos desviamos do rumo. Isso gerou uma corruptela na qual ainda que as instituições básicas aparentemente se mantenham, internamente acabaram por se distorcerem a ponto de o povo novamente existir para servir ao Estado. As muitas razões para essa situação têm sintomas claros no fato de a maioria das pessoas não se sentirem representadas pelo parlamento eleito e origem possivelmente em distorções como a obrigatoriedade do voto e a centralização da legislação e arrecadação de tributos em Brasília.

Seja como for, como sociedade, chegamos ao limite. O próprio tema do próximo Fórum da Liberdade, "A Voz da Mudança", aborda esse novo paradigma, em que se vê claramente um aumento do envolvimento e fiscalização da sociedade com o que é feito da coisa pública. Essa reconciliação entre os indivíduos e o seu papel como cidadãos pode ser vista na prática com a iniciativa capitaneada pelo Instituto Cultural Floresta, de arrecadar fundos relevantes para a compra de carros e equipamentos para as nossas polícias.

A participação da sociedade na resolução de ineficiên- cias do Estado, ainda que seja fundamental para vencermos esse momento de crise, não pode se confundir ou se converter em novos tributos. Deve ser um alerta para repensarmos o tamanho e as prioridades do Estado. Não deve, da mesma forma, ser vista como uma ação exclusiva de empresários, mas como um chamado para cada cidadão buscar o seu papel nessa transformação. Temos que buscar maneiras de garantir de forma sustentável que o Estado se limite a cumprir bem as funções básicas de segurança, educação e saúde fundamentais. Uma polícia respeitada e bem aparelhada, é o primeiro passo para buscarmos os demais.

Bruno Zaffari escreve às quintas-feiras, a cada 15 dias. Amanhã, Vinicius Ochoa Piazzeta.