terça-feira, 27 de março de 2018


27 DE MARÇO DE 2018
RBS BRASÍLIA

Meirelles: de fiador a defensor


Depois de ser o fiador da gestão de Michel Temer junto aos mercados, Henrique Meirelles se farda para ser o defensor, nas urnas, do governo mais impopular dos últimos tempos. Esse será o papel do ministro da Fazenda, que sonha em ser presidente da República, se ele de fato levar até o fim o plano de ser candidato pelo PMDB. Para Temer, a baixa competitividade de Meirelles é o que menos importa. 

O que o presidente precisa é de alguém com credibilidade que possa defender o seu legado, caso ele mesmo não tenha condições de colocar em pé a sua candidatura. De um elenco ministerial sofrível, o chefe da equipe econômica é o que Temer tem de melhor a apresentar. Sem falar do prestígio que o ministro continua a ostentar junto ao empresariado. É por tudo isso que Temer se adiantou à confirmação do próprio Meirelles. Antes de o ministro começar a palestra em Porto Alegre, o presidente da República, em Brasília, acabava com o mistério.

No PT, defensores de um plano B para a Presidência da República estão atônitos com a insistência do grupo que não abre mão da ideia da candidatura Lula. Mesmo que o STF decida que ele não deve ser preso, a condenação em segunda instância o enquadra na Lei da Ficha Limpa. A análise do registro da candidatura é com o TSE.

Nome do PSB gaúcho ao Senado, o ex-deputado Beto Albuquerque adianta que busca uma aliança robusta, que garanta um bom tempo de TV, mas descarta acordo com o candidato do PP ao Piratini, Luis Carlos Heinze. Beto nada tem contra Heinze, inclusive foram colegas de plenário, mas acredita que o deputado do PP estará alinhado ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

- E com o Bolsonaro não dá - sentencia Beto.

O ministro Edson Fachin optou por não fazer o feriado prolongado desta semana do Supremo Tribunal Federal. Audiências referentes a processos estão em sua agenda de ontem e hoje. De acordo com a agenda oficial do STF, além de Fachin, apenas a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, teve compromissos oficiais em Brasília. Ela teve 11 audiências ao longo da segunda-feira.

Colaborou Silvana Pires - CAROLINA BAHIA