quinta-feira, 22 de março de 2018



22 DE MARÇO DE 2018
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

8 iniciativas de cuidados com os recursos hídricos

Diante da dificuldade de abastecimento de água em algumas localidades, inclusive no Rio Grande do Sul, e da poluição de mananciais causada pela estiagem e por problemas de tratamento de esgoto em centenas de municípios brasileiros, ZH decidiu buscar iniciativas públicas, privadas e da sociedade civil, que tentam minimizar esse transtorno. Foram ouvidos governos, empresas, escolas, organizações civis e universidades de todas as regiões brasileiras.

Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado ontem, oito iniciativas de proteção a esse bem natural são abordadas a seguir. Todas elas contam com reconhecimento de eficiência de órgãos públicos ligados aos recursos hídricos, como a Agência Nacional de Águas. Algumas, inclusive, são apresentadas no Fórum Mundial da Água, que ocorre em Brasília até amanhã.

EMPRESAS DE MÉDIO E GRANDE PORTE

Engie Brasil Energia - Florianópolis (SC)

Programa de Conservação de Nascentes

A iniciativa da empresa, com sede em Florianópolis, começou em 2010, em Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, em um programa de conservação de nascentes do Rio Iguaçu. O objetivo é proteger mananciais e assegurar oferta e qualidade da água às comunidades locais. Foi replicada em diversas regiões do país onde a empresa está inserida.

- Nós resolvemos fazer uma parceria em razão de que são comunidades que vivem no entorno das nossas usinas. A gente procurou ligar a questão da qualidade e preservação da água das nascentes com a valorização das propriedades - diz José Lourival Magri, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da empresa de geração de energia elétrica, ao reforçar que 1,8 mil famílias já participaram das ações.

EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE

Agrosmart - Campinas (SP)

Projeto Cultivo Inteligente

A startup tem foco no campo e desenvolveu uma plataforma de agricultura digital para ajudar o produtor a entender, em tempo real, as necessidades da planta e reagir de maneira mais adequada quanto à quantidade de água a ser utilizada no processo de irrigação das lavouras.

- Usamos sensores que medem a evapotranspiração, o desenvolvimento da planta, a chuva e a umidade do solo e geram recomendações de qual a lâmina de água deve ser aplicada em cada uma das parcelas, levando em consideração as necessidades da planta, mas também os equipamentos disponíveis e a tarifa de energia local - explica Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart.

Segundo ela, a tecnologia permite economia de 40% na energia e de 60% no consumo de água, além de aumentar a produtividade no campo.

Biotechnos Projetos Autossustentáveis,

Santa Rosa (RS)

Programa Bioplanet - Energia para o Mundo

Com sede em Santa Rosa, no noroeste gaúcho, a empresa trabalha com alternativas de negócios ecologicamente corretos, por meio do desenvolvimento de produtos, projetos e assessoria nas áreas de bioenergia e biodiversidade. Um deles é o Bioplanet - Energia para o Mundo, que transforma óleo de cozinha em biodiesel.

- Então, além de você ter a questão da destinação correta do óleo residual, você tem um fator que beneficia a questão do meio ambiente, que é o uso desse biocombustível em frotas - afirma Márcia Werle, presidente da Biotechnos.

ESCOLAS

Centro Educacional Agrourbano Ipê Brasília (DF)

Projeto Agrourbano Plantando Água

O centro desenvolve ações para reduzir o consumo e incentivar o tratamento e o reúso da água. Também é feita a implantação de agroflorestas nas propriedades rurais familiares. Entre os resultados estão a captação de água da chuva, a recuperação do solo com o sistema agroflorestal e a construção de miniestação de tratamento do esgoto das fossas para reutilização de toda a água da escola.

- Estimulamos a comunidade a desenvolver diversos projetos em várias linhas. A primeira seria na questão da agrofloresta, no sistema de cultivo agroecológico, estimulando o produtor a produzir sem o uso de produtos químicos, o que poderia poluir o lençol freático - relata Leonardo Teruyuki Hatano, professor da instituição.

A segunda frente trabalha com a questão do saneamento básico, com a criação de uma miniestação para tratamento do esgoto.

Escola Municipal de Educação Básica Professora Annita Magrini Guedes - São Bernardo do Campo (SP)

Projeto Em Busca de uma Escola Sustentável

A escola envolve os 500 alunos e suas famílias no projeto de conscientização ambiental. O diretor da instituição, David de Souza, afirma que o programa tem como pilar a sustentabilidade pedagógica, de fazer com que as crianças aprendam a proteger os recursos naturais.

- Eles colocam as mãos na terra, montam e desmontam filtros, dão comida para os peixes. A ideia é conscientizar as crianças e as famílias.

GOVERNOS

Prefeitura de Caxias do Sul (RS)

Programa Água Limpa

Caxias do Sul tem um conjunto de ações que visa a despertar a importância do saneamento básico nas propriedades rurais. O programa Água Limpa contempla o abastecimento da população rural com água potável pela recuperação de vertentes e poços artesianos, com o tratamento da água usada pelas famílias e também na utilização dos dejetos dos animais como adubo natural.

- O projeto beneficia, principalmente, produtores rurais e atinge as áreas de água potável para abastecimento familiar, por meio da proteção de nascentes e dos poços artesianos. Da mesma forma, essa água usada pelo produtor é canalizada numa miniestação de tratamento, e se faz o tratamento dessas águas servidas para depois devolver para a natureza - diz Paulo Ricardo Fachin, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e coordenador do programa.

ORGANIZAÇÕES CIVIS

ONG Centro de Educação Popular e Formação Social - Teixeira (PB)

Horta orgânica com economia de água

O semiárido paraibano sofre com a falta de chuva. Foi então que a ONG de Teixeira passou a executar um projeto voltado à economia de água. As plantações feitas em comunidades rurais envolvem agricultores de base familiar. O projeto consiste na produção de alimentos saudáveis, usando irrigação por gotejamento diretamente nas raízes das plantas.

- São canteiros que, em vez de regar por cima do cultivo, rega-se diretamente na raiz da planta. Ou seja, é uma irrigação por gotejamento diretamente na raiz da planta. E isso permite uma economia de 80% de água. Acrescentando um sombrite (espécie de tela) de 50% de sombreamento, essa economia pode chegar a 90% - ressalta José Dias Campos, coordenador executivo da ONG.

UNIVERSIDADES

Fundação Educacional de Caratinga (Funec) - Caratinga (MG)

Sistema de Informações Municipais de Saneamento Básico (SIMSB)

A Funec criou o Sistema de Informações Municipais de Saneamento Básico (SIMSB). O objetivo é melhorar a qualidade da água dos municípios banhados pelo Rio Doce. Trata-se de uma solução para elaboração, fiscalização e monitoramento dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) pelas prefeituras da região. Tudo de forma online. Alessandro Saraiva Loreto, um dos idealizadores do sistema, ressalta que, com a fiscalização, o município estará saneado em 20 anos. O objetivo é buscar a implantação do sistema em todos os municípios brasileiros. O SIMSB está em 74 cidades da Bacia do Rio Doce.

- É um projeto que visa a agregar todos os conteúdos dos cinco eixos do saneamento básico: água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem e questões institucionais de fortalecimento num único programa em que você consegue fazer com que a população e o gestor municipal façam uma fiscalização do PMSB - explica.

EDUARDO MATOS