terça-feira, 27 de março de 2018


27 DE MARÇO DE 2018
ARTIGOS

A VIDA É HOJE. VAMOS NOS AJUDAR?


Aniversários são boas datas para refletirmos sobre passado, presente e futuro. Precisamos colocar nessa reflexão o debate sobre as ações que nos levaram a ser a pior capital do Brasil em termos de recursos disponíveis em caixa, à falta de investimentos em serviços, às injustiças do IPTU, a uma das tarifas de ônibus mais caras do país, obras que não saem do papel há décadas. As despesas têm de estar dentro das receitas para avançarmos.

Nessa reflexão em busca da cidade que queremos, todos devem participar: sociedade civil, empresários, vereadores, jornalistas. Buscando o engajamento em torno de ações para resolver problemas. Superando projetos pessoais, partidários, eleitorais ou os interesses de algum setor. Precisamos agir, mudar em nome do interesse público de 1,5 milhão de habitantes, e não só o interesse de alguns.

Estamos construindo novos caminhos. Com gestão e transparência, retomamos as obras da Copa, entregamos a licença do Cais Mauá, criamos 2,3 mil novas vagas na educação infantil, viabilizamos mais tempo com o professor em sala de aula. Na saúde, foi aberta a Clínica da Família, com o conceito moderno de garantir ao paciente a resolução ágil de seu problema; com o telessaúde, colocamos a tecnologia a serviço do cidadão. A integração da Guarda Municipal com as forças públicas de segurança ajudou a diminuir os índices de criminalidade na Capital.

Sabemos que ainda precisamos fazer muito, de parcerias com a sociedade. O que não podemos é ficar parados porque "sempre se fez assim". Mudanças simbólicas serão realizadas se fizermos os debates necessários. Porto Alegre tem potencial para celebrar conquistas concretas nos seus próximos aniversários. Vamos nos ajudar?

NELSON MARCHEZAN