20
de maio de 2015 | N° 18168
MARTHA
MEDEIROS
Pega-ratão
Outro
dia usei uma expressão que andava sumida do meu vocabulário: pega-ratão. De
onde saiu isso?
Há
quem diga que é o mesmo que uma pegadinha, mas não vejo assim. Pegadinha é uma
piada que logo se assume como tal. Alguém envolve você numa situação que parece
verdadeira, mas no instante seguinte revela que não era pra valer, estava
apenas se divertindo com a sua reação. O objetivo era fazer todos darem risada,
uns antes (os que arquitetaram a brincadeira), e depois o pobre do mané ao
descobrir a tramoia da qual foi vítima. Qual a saída dele a não ser rir também?
Pegadinha é isso, um pega-ratinho.
Pega-ratão,
como o superlativo indica, é uma armadilha mais engenhosa e que não é revelada
nem antes nem depois: os mentores jamais admitirão que tentaram engambelar.
Alegarão que não ousariam cometer essa deselegância conosco, os ratões, pessoas
bem-informadas, que pagam ingressos caros para ver um show, para visitar uma
exposição e até mesmo para comer um determinado prato num restaurante da moda.
Para pegar um ratão, é necessária uma artimanha sofisticada e de preferência
amparada pela mídia, que também pode ter entrado de gaiata.
Salvo
exceções, considero que instalações artísticas são uma espécie de pega-ratão
com um verniz intelectualizado. Se eu estiver sendo muito provinciana, aceito
humildemente a crítica e o xingamento, mas o fato é que quase nunca entendo o
que significam aquelas latarias, ferragens, cordas caindo do teto e demais materiais
inorgânicos (às vezes, orgânicos) promovidos a arte moderna, bastando um
holofote jogado em cima.
Restaurante
minimalista, com pratos insípidos e minúsculos custando a bagatela de R$ 80:
pega-ratão. A recompensa talvez seja a publicação da foto da guloseima no
Instagram e o cliente ter o nome publicado na coluna social, o que uma
macarronada honesta num restaurante simples não proporcionaria – macarronada
sacia sua fome, não seu apetite de status.
Encontros
às escuras, anúncios de apartamentos “nobres” em que os quartos são menores do
que banheiros, filmes que se anunciam como continuação de um sucesso: tudo
pega-ratão. Está passando nos cinemas um tal Divã a 2, cujo cartaz possui a
mesma programação visual do filme baseado no meu livro Divã e que teve
excelente bilheteria em 2009, com a grande Lilia Cabral liderando o elenco,
além de roteiro de Marcelo Saback e direção de José Alvarenga Jr, todos feras.
Pois, afora esse cartaz enganoso, o filme atual não conta com o mesmo elenco,
nem a mesma equipe e não tem nada a ver com meu livro. Por falta de estofo
próprio, recorreu à armadilha de colocar um número 2 no título para – nhac! –
atrair os desavisados.
Então,
esteja avisado. Os ratos estão do outro lado do balcão.