segunda-feira, 10 de setembro de 2018


10 DE SETEMBRO DE 2018
CÍNTIA MOSCOVICH

FRONTEIRAS E MEUS GATOS

Na segunda-feira passada, no sensacional Fronteiras do Pensamento, o médico Siddhartha Mukherjee abriu sua palestra afirmando que as palavras que os americanos mais temem são "tubarão" e "câncer". Profissional da saúde, seu trabalho é combater as angústias: com relação a "tubarão", ele confessou que pouco pode fazer. No que diz respeito a "câncer", ele, que é um dos mais renomados pesquisadores da área da oncologia, passou a contar das descobertas e avanços. Durante quase uma hora, Mukherjee falou a um público hipnotizado por sua simpatia e pela capacidade de transmitir lições complexas, tentando tornar a doença um terror, digamos, um pouco mais palatável.

No entanto, Mukherjee nada promete - o que também é uma forma de combate. Se entendermos, como ele propõe, que o câncer se vale dos mesmos mecanismos dos quais nosso organismo necessita para sobreviver (crescimentos de novas células, por exemplo) e que ele, câncer, é o preço a pagar por expectativa de vida mais longa, conseguiremos enxergar o tamanho do problema que os oncologistas têm em mãos. Imunoterapia, manipulação genética/celular, terapias individualizadas, combate ao tabagismo, à obesidade e a inflamações crônicas de forma geral: o cenário de luta contra a doença é sofisticado e amplo.

Um dia depois do incêndio do Museu Nacional, a questão que rondava a plateia do Salão de Atos da UFRGS era, claro, o risco individual de desenvolver a doença, mas, sobretudo, quando seríamos capazes de gerar conhecimento como aquele. Para os brasileiros, a palavra "descaso" se tornou igual à soma de "tubarão" mais "câncer".

No sábado, 15 de setembro, das 11h às 13h, no Studio Clio (José do Patrocínio, 698), será lançado Saco de Gatos (Metamorfose), reunião de contos de Carmem Silveira, Fernando Guimarães, Monica Maligo, Renata Rubim e Ricardo Machado, alunos meus da Oficina do Subtexto. O livro ficou um arraso: a capa e o projeto gráfico foram criados pelo escritório de design de superfície de Renata Rubim, que também é autora. A execução ficou a encargo de Suzana Witt.

CÍNTIA MOSCOVICH