terça-feira, 18 de setembro de 2018



18 DE SETEMBRO DE 2018
ARTIGOS

PORTO ALEGRE E A CULTURA DA INOVAÇÃO

A hesitação durou muito pouco. Creio que essa não somente é uma agenda relevante, mas imprescindível. Sem uma ação articulada, ousada e disruptiva para transformar a cidade pela inovação, não vislumbro como construir uma melhor Porto Alegre. O caminho do estímulo ao empreendedorismo e à inovação, percorrido no mais puro espírito de quádrupla hélice, é que oferta potencial de perspectivas melhores e pode permitir transformar nossa reconhecida base de talentos e conhecimento em valor para a sociedade.

O aculturamento à inovação pode ajudar a transladar nossas cadeias produtivas para o século 21, assegurando mercados futuros para nossos empreendedores e melhores empregos para nossos jovens cidadãos. A geração de um ecossistema inovador, aberto, estimulante, tolerante aos fracassos, mas capaz de sustentar trajetórias de sucesso, pode estimular mais negócios, mais empregos, gerando mais renda e mais impostos, permitindo investir para gerar uma cidade mais vibrante e agradável de viver.

Para tanto, há que continuar as articulações, mudar a narrativa do desencanto, superar a lógica do grenalismo (fiquemos só com a parte positiva), renovar nossa autoestima coletiva e acreditar que juntos podemos moldar um futuro melhor. Estamos caminhando nessa direção. Temos muitas ações e iniciativas em movimento, que merecem ser relatadas em outras colunas. Atores importantes se engajaram na ideia do pacto e formulam projetos com grande potencial de transformação e forte impacto social e tecnológico.

Por hoje basta reafirmar a convicção, cada vez mais coletiva, de que transformar Porto Alegre num ecossistema de inovação de classe mundial é vital para superar o panorama desalentador e construir uma perspectiva de destino agradável - e alegre - para nossa querida cidade.

LUIZ CARLOS PINTO DA SILVA FILHO