quarta-feira, 12 de setembro de 2018


12 DE SETEMBRO DE 2018
OPINIÃO DA RBS

A ESCOLA DO AMANHÃ



Nem o Estado nem o país alcançarão os resultados esperados em áreas como o futuro do trabalho, da gestão pública e do campo, contemplados pela série, sem uma educação realmente de qualidade Veículos do Grupo RBS dão início hoje a uma nova etapa da série Ideias para o Futuro, iniciativa editorial que busca lançar novos olhares sobre temas de relevância para o Rio Grande do Sul e para o país. Depois do futuro do trabalho, do futuro da gestão pública e do campo, agora é a vez de a educação entrar nesse foco. 

Esse é um dos poucos assuntos que merecem consenso na vida pública nacional e de políticos em campanha para cargos executivos, embora o tema possa ser compreendido sob olhares diferentes. A campanha eleitoral é o momento oportuno para propor e cobrar dos candidatos projetos eficientes e realistas que sejam capazes de retirar o Brasil da incômoda posição ocupada nos rankings de qualidade do ensino.

Investimentos de longo prazo em educação não costumam render votos em eleições e não será diferente na marcada para outubro. Iniciativas nessa área, porém, garantem as bases de uma sociedade mais livre, criativa e próspera. Tanto na campanha eleitoral para o governo do Estado quanto na presidencial, os candidatos têm se preocupado em apontar a questão como prioritária. Ainda assim, a maioria limita-se a expor intenções, sem se preocupar com um plano consistente à altura do desafio que os eleitos precisarão enfrentar a partir de janeiro de 2019.

Nosso objetivo, com a série, é propor e participar dessa conversa, na qual a soma entre análise, reflexão e pesquisa resulta em ideias capazes de transformar, além de ideologias e dos temas que sequestraram o debate sobre educação no país. Já deveríamos, há muito tempo, ter superado o desafio de reconhecer corretamente o magistério e de dotar nossas escolas de estruturas físicas compatíveis com as exigências de um mundo conectado, empreendedor e inclusivo.

O impacto da tecnologia em sala de aula e no processo de aprendizagem, o novo papel do professor, gestão escolar, construção curricular e educação especial são alguns dos temas sobre os quais escreverão, nos próximos dias, especialistas gaúchos, de fora do Estado e do Exterior. Um debate necessário e para o qual todos estão convidados a participar.

Nem o Estado nem o país alcançarão os resultados esperados em áreas como o futuro do trabalho, da gestão pública e do campo, contemplados pela série, sem uma educação realmente de qualidade. O pressuposto para alcançar as metas começa na Educação Infantil e segue pelo menos até o Ensino Médio, que precisa preparar melhor os jovens para a vida pessoal e profissional.

OPINIÃO DA RBS