sábado, 15 de setembro de 2018



15 DE SETEMBRO DE 2018

DAVID COIMBRA


Bruna Marquezine ficou loira


Não é verdade que todas as mulheres gostariam de ser loiras. Não é. Fiquei pensando nisso ao ver as fotos da nova Bruna Marquezine. Ela pintou o cabelo de loiro-sueco. Ficou bem, embora seja preciso ressaltar que, no caso de Marquezine, se ela se vestir com uma sacola do Zaffari, também ficará bem.


Depois de tingir o cabelo de amarelo, Marquezine meteu-se em um vestido preto, tirou fotos e as postou no Instagram. Em uma delas, surge com um colar de algum metal branco. Prata, suponho. O cordão lhe enlaça delicadamente o pescoço comprido de garça e despeja uma península colo abaixo, apontando para o entresseios. Eles, os próprios, estão contidos pelo tecido do vestido e, devido à pressão, parecem tentar saltar para a liberdade, para a vida, para o mundo, para o povo. 


Marquezine aparece com a cabeça suavemente virada para a esquerda, como se estivesse em dúvida. Seu rosto está ruborizado, sugerindo maliciosa pudicícia. Seus lábios, da cor do morango maduro, estão entreabertos, sugerindo maliciosa malícia. No fim da manhã de sexta-feira, essa imagem havia sido curtida por 2,7 milhões de pessoas. Dois milhões e setecentas mil. Duas Porto Alegres admiraram a foto de Marquezine loira como uma Xuxa, e a reverenciaram.


Mas, repito, não é verdade que todas as mulheres queiram ser loiras.


Também não é verdade o que aquele clássico da Marilyn Monroe apregoava: Os Homens Preferem as Loiras.


Não, não é. Mas escrevi, certa feita, um conto curto que começava assim: "Ela se virou de lado. Assentou a orelha no travesseiro. E miou, sorridente: - Amanhã é seu aniversário...


Ele apenas sorriu de volta, modesto: era. Ela continuou, rouca: - Pode pedir o que quiser...


Ele arregalou os olhos. - O que eu quiser? Ela, lambendo os lábios, a malícia faiscando nas bordas das pupilas: - Arran...


Ele sentou na cama, apoiando-se nos cotovelos:


- Tudo mesmo? - Tudo. Tudinho... - disse: tudjinho, com dê e jota.


Ele olhou para o gesso do teto, sonhador:


- Quero que você seja loira!".


Um pedido desses, feito para uma morena convicta, uma morena raiz, é quase ofensivo. Conheço morenas que sentem infinito orgulho da sobriedade de seus cabelos. A loira entra em algum lugar debaixo de sua cabeleira fosforescente e de imediato chama a atenção de todos. A morena, não. A morena, a beleza dela é sorvida devagar, como um licor. É disso que muitas morenas se gabam, como se levantassem o queixo e desdenhassem: "Sou difícil".


A Marcinha, minha ilustríssima, é morena. Mas posso ver beleza em loiras, morenas, negras, ruivas, japonesas, altas ou baixas, com cabelos curtos ou longos, só não gosto de coque. Mesmo assim, intriga-me a origem dessa questão. Sim, porque existe uma questão. A Bruna Marquezine, inclusive, brincou: "Dizem que as loiras se divertem mais. Vou ver se é verdade".


Por que se divertiriam mais? Será que é porque as loiras parecem menos circunspectas? Seriam, por isso, mais extrovertidas e, sendo mais extrovertidas, mais se divertiriam?


Injustiça. Uma das mais belas loiras da história, Catherine Deneuve, é discretíssima, é a própria elegância. E, além disso, é dotada de inteligência afiada. Um dia, um repórter perguntou-lhe se havia alguma parte de seu corpo da qual ela não gostava. A resposta da Deneuve:



- Há, sim: minha orelha direita. Toma! Messalina era loira.


Cleópatra, apesar da tradição do cinema, não há certeza de que fosse morena. Afinal, Cleópatra era descendente dos Ptolomeus, mais grega do que egípcia, etnicamente falando. Podia ser loira e branca de leite.


A inglesa que enfrentou as legiões romanas e as humilhou, a rainha Boadicea, era ruiva, com uma cascata de cabelos vermelhos que lhe desciam até os joelhos, segundo o historiador Dião Cássio.


E a nossa espetacular Chica da Silva era negra como a noite que não tem luar.


Na verdade, você sabe que a cor dos cabelos só tem importância estética. A dúvida é: será que a morena transformada em loira também pensa assim? Como realmente se sente uma nova loira? O que aquilo que está acima de sua cabeça muda no que vem abaixo?


É algo que só Bruna Marquezine poderá responder.




DAVID COIMBRA