terça-feira, 18 de setembro de 2018




18 DE SETEMBRO DE 2018
+ ECONOMIA

MARGENS POUCO PLÁCIDAS DA BR-386

Quem passa na altura do km 357 da BR-386, na altura de Estrela, deve ter ficado intrigado sobre o que está ocorrendo em grande área aberta às margens da rodovia. Pois a coluna descobriu: o grande terreno deve abrigar um polo comercial e de lazer. A entrega está prevista para agosto de 2019. O empreendimento, que tem conceito de urbanização multiuso, representa investimento de cerca de R$ 10 milhões até a entrega. A expectativa da empreendedora, Richter Gruppe, é de que, nos próximos cinco anos, sejam investidos mais cerca de R$ 150 milhões. 

A empresa aposta no potencial comercial, industrial, de serviços e na grande circulação diária de carros e pessoas pela região do Vale do Taquari. O 386 Business Park ficará a pouco mais de cem quilômetros de Porto Alegre, em uma das rodovias mais movimentadas do Estado, por onde circulam mais de 30 mil veículos e cerca de 50 mil pessoas por dia. Tem mil metros de frente para a estrada e oferece cem lotes de mil metros quadrados projetados a partir do conceito de empreendimentos planejados.

Embora o resultado do Indicador de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) tenha vindo acima da expectativa do mercado, com alta de 0,57% em julho, uma coincidência recomenda cautela. O IBC-Br foi liberado no mesmo dia em que o Banco Central costuma publicar o boletim Focus, com a média das expectativas do mercado para os principais indicadores da economia relativa à terceira semana de setembro. É bom observar que os dois dados têm uma diferença no tempo. O IBC-Br ainda está em julho, enquanto o Focus é atualizado semanalmente.

 Mas pela quarta vez consecutiva, a projeção para o PIB de 2018 encolheu, agora para 1,36%. No resultado acumulado em 12 meses do IBC-Br, a expansão da atividade ficou em 1,46% até julho. Se os dois números forem comparados, sugerem que o mercado espera desaceleração para os próximos meses. Não é muito diferente do que se ouve dos analistas, embora o IBC-Br e o PIB não sejam exatamente irmãos gêmeos. Por mais que meçam a mesma coisa, a atividade da economia, usam réguas diferentes. TIRANDO O PÉ NAS CONTAS
MARTA SFREDO