sábado, 22 de setembro de 2018


22 DE SETEMBRO DE 2018
OPINIÃO DA RBS

A INSPIRAÇÃO QUE VEM DA CULTURA

Chega ao fim neste domingo o Porto Alegre em Cena, iniciativa que consolidou o Rio Grande do Sul na rota dos grandes festivais de teatro do continente. O sucesso de mais esta edição, a 25ª, comprova a vocação gaúcha para a cultura, mesmo em tempos de alegada crise. Especialmente neste momento de tensionamento político e econômico, o teatro e a dança se afirmam como espaços de reflexão e de crítica, mesmo que não diretamente relacionados às questões pontuais da política.

A cultura inspira o saudável exercício do aplauso ao talento, um contraponto à intolerância dominante nas redes sociais e nos debates eleitorais. Num momento em que o país se polariza entre extremos, a criação artística acena com a possibilidade de múltiplas perspectivas, permitindo uma ampliação dos horizontes do debate. No caso do Porto Alegre em Cena, realização do Ministério da Cultura e da prefeitura de Porto Alegre, essa contribuição se concretiza sob a forma de dezenas de espetáculos a preços reduzidos, o que acaba atraindo milhares de espectadores para casas teatrais e até para apresentações de rua. Foi esse tipo de opção que ajudou a consolidar polos culturais internacionalmente conhecidos, como Montevidéu e Buenos Aires.

Nesse ambiente, não sur- preende a perenidade de eventos como o Fronteiras do Pensamento, o Porto Verão Alegre, a Feira do Livro, a Bienal do Mercosul, o próprio Em Cena e outros tantos empreendimentos da área do saber e da cultura espalhados por todo o Estado. Esses são sinais de luz em tempos de bolhas digitais.

O sucesso de público e a repercussão de iniciativas como o Porto Alegre em Cena reforçam a vocação da Capital como centro cultural, com benefícios que se estendem também à área econômica. Atividades artísticas tendem a impactar positivamente outras áreas, como o turismo, favorecendo oportunidades de trabalho e mobilizando uma cadeia de fornecedores.

Encontrar formas de financiamento para a cultura é um exercício de toda a sociedade, não apenas de governos. Entre os responsáveis pela consolidação dessas iniciativas está o apoio de empresas compromissadas com investimentos em cultura no Rio Grande do Sul. Atitudes desse tipo tornam-se ainda mais imprescindíveis em momentos de crise como o que o Estado e o país enfrentam hoje.

OPINIÃO DA RBS