quinta-feira, 9 de novembro de 2017


06 DE NOVEMBRO DE 2017
LITERATURA

3 perguntas para Claudia Tajes

"Amor não resolve a vida de ninguém"


A escritora Claudia Tajes assina hoje, às 17h30min, na Praça de Autógrafos, os exemplares do livro Dez (Quase) Amores + 10 (Belas Letras), que conta com o volume original, publicado no ano 2000, e capítulos inéditos que revelam uma nova fase na vida da personagem Maria Ana.

Em que sentido Maria Ana amadureceu?

Esse livro é mais sobre o relacionamento da personagem com ela mesma. Acho que, aos 43 anos, qualquer pessoa, mulher ou homem, já perdeu todas as certezas - e, junto, as ilusões. Já sabe que, se não estiver minimamente valorizada pelo que faz, seja lá o que for, não vai encontrar sossego. Amor faz muito bem, mas não resolve a vida de ninguém. Talvez o amadurecimento seja uma mudança de perspectivas e prioridades.

Maria Ana agora está na era dos aplicativos. Seria desejável que a tecnologia melhorasse os homens?

Ela faz uma tentativa porque é muito fácil baixar um aplicativo e encarar um romance virtual que vai terminar em algumas horas. Sou old school, sigo gostando dos homens da vida real e vendo neles grandes parceiros para tudo. Agora, se desse para usar a tecnologia e melhorar alguém, preferia que fosse 99,9% dos políticos.

Ao retornar ao livro, você se reconheceu em sua prosa?

Eu me reconheci. Ainda sou aquela do primeiro livro, mas 17 anos mudam qualquer um. Sou bem menos inconsequente hoje. E, sem jamais deixar de lado o humor, agora tenho a pretensão de falar também das coisas feias, sujas e malvadas que estamos sendo obrigados a viver.

Marcado para o próximo sábado, às 18h, na Sala Oeste do Santander Cultural, o debate Os Livros Fora do Armário: A Literatura Orgulhosamente LGBT foi alvo de ataques nas redes sociais. Além de manifestações agressivas no Facebook contra a realização do evento, a coordenadora da mesa-redonda, Nanni Rios, sofreu ofensas privadas. A produtora cultural relatou, em seu perfil, ter sido alvo de ataques violentos de duas pessoas favoráveis à discussão de temática LGBT, mas revoltadas com o fato de o encontro ser realizado no Santander Cultural, instituição que antecipou o fim da exposição Queermuseu após pressões.

O cancelamento do debate chegou a ser cogitado, mas, em reunião na tarde de ontem, os organizadores da mesa decidiram manter o evento conforme a data e o local divulgados.

Doados pela escritora Paula Taitelbaum no ano passado para serem distribuídos a bibliotecas e escolas públicas, exemplares do livro Bichológico foram vendidos na banca da prefeitura de Porto Alegre na Feira do Livro. Em sua página no Facebook, Paula pediu para que os leitores não comprassem aqueles exemplares.

Em nota divulgada ontem, a Secretaria Municipal da Cultura informou: "Bichológicos serão retirados da banca da Prefeitura na Feira do Livro imediatamente. Sergius Gonzaga, coordenador do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura, disse que os livros não deveriam estar ali. Já solicitou a retirada e garantiu que o valor dos livros que foram vendidos (4 exemplares) será direcionado às bibliotecárias da Biblioteca Josué Guimarães para que comprem outras obras".