terça-feira, 14 de novembro de 2017



14 DE NOVEMBRO DE 2017
ARTIGOS

FLEXIBILIDADE E AUTOGERENCIAMENTO

Os novos modelos de empregos que estão se consolidando nos oportunizam discutir a amplitude do futuro do trabalho e das novas relações de empregabilidade a partir da revolução tecnológica e da globalização. É fundamental que se compreenda o novo mercado e se identifique o perfil da nova geração, os chamados Millennials, para prever o que será decisivo para que empregados e funcionários construam relações duradouras e saudáveis.

Dentro desse contexto, se as empresas desejam obter alto rendimento, não existe outro caminho: é preciso valorizar os profissionais, propiciar desenvolvimento e aumentar o diálogo. Segundo pesquisa do Boston Consulting Group, esses são os principais fatores para a satisfação dos trabalhadores. Com esse modelo de gestão, a SAP Labs Latin America tem atingido níveis de 90% de felicidade de seus profissionais. Em função disso, o rendimento aumentou exponencialmente, de maneira que a empresa conseguiu duplicar o quadro de funcionários nos últimos três anos.

A nova geração também busca ambientes de trabalho agradáveis, espaços propícios a novas ideias e modelos menos engessados de relação com as empresas. Por isso, o futuro prevê maior autonomia do trabalhador. Maior liberdade de escolha do período de expediente e o crescimento de coworkings nos comprovam essa tendência de autogerenciamento e do cumprimento de metas sem a regência integral de superiores.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria com o Ibope, sete em cada 10 brasileiros querem horários mais flexíveis e 73% têm o desejo de trabalhar em casa ou em locais alternativos. A tecnologia permite um mundo cada vez mais integrado e corrobora com a ideia de produção remota e adaptável.

A previsão aponta que em 2020, a Geração Y ocupará mais de 50% dos cargos, o que nos leva a antecipar ações que inevitavelmente terão de ser seguidas por aquelas empresas que desejarem ser líderes em seus mercados. Muitas das carreiras que esses profissionais vão seguir ainda não foram nem criadas. Mas já é necessário pensar no futuro para preparar um campo fértil de cooperação e progresso.

Diretora de RH da SAP Labs Latin America adriana.kersting@sap.com
ADRIANA KERSTING