quarta-feira, 22 de novembro de 2017


22 DE NOVEMBRO DE 2017
ARTIGOS

AS LEIS DA NATUREZA


As leis da natureza são imutáveis, motivo pelo qual ela se mantém. Se nos cabe discuti-las e entendê-las, jamais deveríamos ter a ousadia de modificá-las, sob pena de nos autodestruir.

Para citar algumas delas, vamos ao princípio da ação e reação.

O respeitado jurista Ives Gandra Martins escreveu recentemente um artigo que está sendo muito compartilhado nas redes sociais sobre sua posição de "branco, honesto, advogado, professor, contribuinte e heterossexual", afirmando que, sendo assim, está mesmo difícil viver no Brasil.

Seu sentimento é partilhado por milhões de outros brasileiros, que não entendem por que para "vestir um santo faz-se necessário despir o outro". Tal falta de perspectivas para esta população de milhões os tem levado à procura de alguém que os represente neste sentimento e, não o encontrando nos políticos "convencionais", estão indo atrás de um "não convencional" - o deputado federal Jair Bolsonaro.

Em condições "normais" do país, ou seja, com o país em equilíbrio, jamais se cogitaria de sua candidatura. Agora, do jeito que as coisas estão, totalmente desequilibradas, com a balança pendendo somente para um lado, dentro do princípio da ação e reação, passa-se a cogitar e mesmo a se entusiasmar por alguém que faça o contraponto na mesma intensidade para que, assim, segundo também as leis da natureza, a competição de forças iguais e contrárias nos leve para o ponto de equilíbrio, que é certamente a melhor posição para todos.

Teremos pela frente um ano sísmico, um terremoto eleitoral que pode não deixar pedra sobre pedra. E não esqueçamos do tsunami que o segue.

Quem disse que no Brasil a terra não treme? Quem viver verá.

FERNANDO SOUZA