terça-feira, 21 de novembro de 2017


21 DE NOVEMBRO DE 2017

+ ECONOMIA

CONCENTRAÇÃO BANCÁRIA NA MIRA


Se não houve surpresa na enfática defesa da reforma da Previdência feita ontem por Rodrigo Maia no almoço Brasil de Ideias, realizado pela revista Voto com promoção do Grupo RBS, outra ideia de mudança foi inesperada. 

Ao projetar um governo reformista, "mais de centro-direita do que de centro-esquerda", o presidente da Câmara dos Deputados afirmou que o sistema financeiro precisa de mudanças. Na avaliação de Maia, o mercado bancário no Brasil se tornou um duopólio. Comparou a situação à aviação no Brasil de poucos anos atrás.

O parlamentar não disse, mas o setor é dominado por Itaú e Bradesco, com o Santander tentando resistir à demanda dos bancos entrangeiros que se aventuraram no segmento.

Maia sustentou a crítica detalhando que o sistema de financiamento está excessivamente concentrado em grandes empresas. O resultado, ponderou, é que só empresas com faturamento acima de R$ 300 milhões têm acesso a crédito. O tema não entrou por acaso ou descuido na pauta de Maia. Em encontros informais, voltou a insistir no assunto.

TAMBÉM EM CLIMA DE RETOMADA, A EDIÇÃO DA ZERO GRAU, FEIRA DE CALÇADOS EM GRAMADO, BATE DIVERSOS RECORDES. SÃO 320 EXPOSITORES, 1,2 MIL MARCAS, MAIS DE 3 MIL LOJISTAS E 200 IMPORTADORES DE 35 PAÍSES, ALÉM DE AUMENTO DE 1 MIL METROS QUADRADOS EM ÁREA.

Não tem crise no segmento de consórcios. Novas adesões cresceram 9,4% em setembro, na comparação com agosto. Todas as modalidades bateram recordes.

Com investimento de R$ 1 milhão, a Megacredi Soluções Financeiras, de Caxias do Sul, abre unidade em Novo Hamburgo no início de dezembro. Hoje com 15 profissionais, tem expectativa de chegar a 500 em 2018.

MARTA SFREDO