quinta-feira, 23 de novembro de 2017


23 DE NOVEMBRO DE 2017
PATRIMÔNIO

A renovada capela da Igreja das Dores

MARCADO PARA HOJE À NOITE, evento marca entrega da nova etapa da recuperação do mais antigo templo católico da Capital

Uma nova etapa de restauração da igreja mais antiga de Porto Alegre - erguida entre 1807 e 1904 - será entregue hoje. Depois de 11 meses de obras, a capela-mor da Igreja Nossa Senhora das Dores, área concluída em 1813, ficou mais enaltecida. Um piquenique noturno na escadaria e outras atrações marcarão a data. Foi realizada a recuperação do telhado - com a inserção de uma subcobertura para evitar novas infiltrações -, o restauro das tribunas (sacadas laterais) e intervenções necessárias no altar de 14 metros de altura.

- Estamos entregando um altar-mor muito próximo do que foi quando inaugurado, nas primeiras décadas do século 19 - comenta o arquiteto Lucas Volpatto, que coordena o restauro.

Além do trabalho nas estruturas de madeira, comprometida com a ação de cupins, a pintura de fundo do altar foi refeita, para harmonizar com colorização dos altares laterais da nave principal. Os detalhes em dourado foram reconstituídos nos pontos que tinham falhas.

- Ao longo de dois séculos, o altar-mor recebeu muitas repinturas - explica a restauradora Susana Cardoso. - O desafio foi harmonizar a nova cor com a cor dos altares laterais da nave, restaurados no início dos anos 2000, e que estão em sua cor original.

As imagens no topo do altar, de Jesus Cristo crucificado, Nossa Senhora das Dores e João Evangelista, danificados em razão da iluminação e de infiltrações, também foram restaurados. Voluntárias da comunidade fizeram as novas vestes.

Os nove degraus do trono e seus entornos também ficaram mais iluminados: as lâmpadas antigas, que emitiam radiação ultravioleta, foram substituídos por LED. O brasão do calvário, que representa a última dor de Nossa Senhora, foi resgatado por meio de um trabalho de reconstituição da camada pictórica e destacado com as luzes.

Ainda faltam ser realizadas as intervenções para o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) - como a instalação de sensores de fumaça e iluminação de emergência. De acordo com Volpatto, pretende-se entregar essa terceira e última etapa até janeiro de 2018. A expectativa é de que, com o PPCI liberado, possam ocorrer visitas às torres da igreja. Primeira etapa, a recuperação do Retábulo do Santíssimo, altar da capela suplementar, foi entregue no aniversário de Porto Alegre, em março. Ele voltou ao seu lugar original depois de 50 anos.

Aprovado em 2015 pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC-RS) e patrocinado pela Braskem, o restauro tem um custo de R$ 1,6 milhão. A equipe da Igreja das Dores ainda busca patrocinadores para viabilizar um museu no local - o valor necessário passa de R$ 2 milhões. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail cultura@igrejadasdores.org.br.

JÉSSICA REBECA WEBER