segunda-feira, 20 de novembro de 2017


20 DE NOVEMBRO DE 2017
+ECONOMIA

EMPRESAS GAÚCHAS MELHORAM BALANÇOS

Com o fim da temporada de balanços do terceiro trimestre, a coluna foi em busca dos resultados das principais companhias gaúchas de capital aberto para verificar como foram os resultados, enquanto o país começa a sair da recessão. Na comparação com igual período do ano passado, principal recorte observado pelo mercado, os números melhoraram na maior parte dos casos.

Da lista de 13 empresas analisadas, 10 tiveram números que podem ser considerados mais positivos, embora um olhar mais individualizado mostre que em todos os casos a cifra da última linha signifique negócio mais azeitado. O grupo CEEE, por exemplo, teve o desempenho influenciado por fator contábil.

Mas, no fim das contas, cinco empresas aumentaram seus lucros, quatro saíram do vermelho para o azul e uma diminuiu o prejuízo. Grendene e Marcopolo tiveram resultados menores, embora positivos, enquanto Kepler Weber foi do lucro para o prejuízo. A Marcopolo, vale lembrar, foi impactada pelos custos do incêndio em uma unidade de Caxias do Sul. 

Além da situação melhor da economia, os resultados mais positivos também são atribuídos ao dever de casa feito durante a crise com ajustes internos e a base fraca na comparação do ano passado. Veja abaixo como evoluiu o resultado de cada empresa.

caio.cigana@zerohora.com.br