quarta-feira, 29 de novembro de 2017


29 DE NOVEMBRO DE 2017
DE FORA DA ÁREA

O QUE PAULO SANTANA DIRIA?


Repórter da Rádio Gaúcha e comunicador da Atlântida, Duda Garbi tenta adivinhar como Paulo Sant?Ana se manifestaria neste momento.

Essa é a pergunta que mais me fazem ultimamente. Desculpem-me: na verdade, essa é a segunda. A primeira é se tenho ingresso para a grande final de hoje, contra o Lanús, na Grande Buenos Aires - a resposta é negativa.

Quando me abordam para imaginar como Paulo Sant?Ana estaria nesta semana de decisão, eu fico refletindo. Então: o que será que um dos mais fanáticos gremistas da história diria sobre tudo o que estamos vivendo?

Francisco Paulo Sant?Ana, lenda do jornalismo, ícone da torcida. Por imitá-lo diariamente no Sala de Redação, as pessoas enxergam em mim uma espécie de seu representante. Jamais ousaria. Jamais serei capaz. Ele era um gênio. É gênio. Suas obras são perenes, portanto não serão esquecidas.

Hoje, em meio a uma final da Libertadores da América, seguramente, se tudo desse certo, estaria fumando um cigarro atrás do outro, nervoso, reclamando de alguma coisa que ainda não concorda no time, mas feliz pelas escolhas certeiras do Renato Portaluppi.

Pediria desculpas e reconheceria o valor de Marcelo Grohe. Foram tantos milagres que fica impossível criticá-lo.

Ele certamente elogiaria a forma com que Geromel está se saindo como possível Capitão América.

Reclamaria da altura de Ramiro, mas daria o braço a torcer pela sua utilidade funcional no campo de jogo. Não teria adjetivos suficientes para elogiar a categoria de Arthur, muito menos de Luan. Depositaria em Lucas Barrios a responsabilidade de ser o novo Jardel, ele que gostava de um bom centroavante. Amaria Jael.

Beijaria Cícero, depois do gol da vitória na Arena que pode, quem sabe, ser o do tricampeonato. Cantaria uma canção dedicada aos jogadores, talvez. Amava cantar.

Implicaria com os colorados do Sala de Redação. Invadiria a programação da Rádio Gaúcha para gritar de felicidade que é tricampeão da América. Repetiria infinitamente que Renato é o maior de todos.

Enfim... o que será que mais o Sant?Ana diria nestes dias de ansiedade e nervosismo que antecedem a mais uma final de Libertadores na vida do Grêmio?

Repórter da Rádio Gaúcha dudagarbi.com.br - DUDA GARBI