quinta-feira, 16 de janeiro de 2020


16 DE JANEIRO DE 2020
CRISE NAS FINANÇAS

Escolas começam a retomar as aulas


Um pouco antes das 8h de ontem, um grupo de estudantes estava na calçada da Avenida João Pessoa, bairro Santana, em Porto Alegre, e no acesso ao Colégio Estadual Inácio Montanha em pleno mês de janeiro. O motivo era a retomada dos dias letivos perdidos durante a greve dos professores no Estado, que durou 57 dias e foi encerrada na terça-feira.

Conforme a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), 37 instituições, das 2,5 mil no RS, ainda não haviam retornado até esta semana. A pasta divulgou, após o anúncio do fim da mobilização, um calendário em que sugere que a retomada das aulas ocorra de ontem até 27 de fevereiro, incluindo os sábados. O cronograma da Seduc é uma sugestão, já que cada instituição tem autonomia para a definição.

Depois, pelo cronograma indicado, são realizadas as férias, durante 30 dias. O calendário letivo de 2020 começaria em 30 de março. Conforme a Seduc, grande parte das instituições já havia retomado as aulas e deve iniciar o ano letivo na data tradicional, em 19 de fevereiro.

O Cpers-Sindicato afirmou que não tem balanço de quantas escolas ainda estavam em greve nem quantas irão seguir a sugestão da Seduc. Após o fim da paralisação, a presidente da entidade, Helenir Schürer, disse que a categoria voltaria ontem às salas.

CID MARTINS

Nenhum comentário:

Postar um comentário