terça-feira, 18 de agosto de 2020


18 DE AGOSTO DE 2020
INFORME ESPECIAL

Um placar revelador

Costumo fazer uma espécie de placar quando publico opiniões ou informações. Conto os elogios e as críticas, mesmo sabendo que os insatisfeitos se mobilizam mais. É da natureza humana.

Mesmo assim, considero esse um indicador relevante, para controle interno. Excepcionalmente, me permito, desta vez, compartilhar um dado que, infelizmente, não me surpreendeu.

No final de semana, publiquei uma lista com 10 motivos para que os gaúchos sintam orgulho durante a pandemia. Eles vão do maior interesse pela ciência ao fato de não termos, até agora, UTIs lotadas aqui no Estado. Recebi mais críticas do que elogios pela iniciativa.

A diferença não foi tão grande - duas críticas a mais. Mas me fez pensar. Justamente quando tanto se critica o excesso de negativismo nas notícias, um texto opinativo destacando aspectos positivos provoca mais manifestações de indignação do que de apoio. Tenho convicção de que não é algo pessoal, voltado a mim. Faz parte do "espírito da época".

Críticas e elogios são matéria-prima diária de quem trabalha com opinião. Mas há algo aqui que pode convidar a uma reflexão. Uma tentativa de dar mais leveza à coluna ficou longe dos tópicos mais lidos no site GZH e despertou, entre os leitores, reações de repulsa. Despertar para essa realidade é, mais do que tudo, não uma parte não do problema, mas da solução.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário