sexta-feira, 21 de agosto de 2020



21 DE AGOSTO DE 2020
DAVID COIMBRA

Carta aberta ao governador Eduardo Leite

Escrevo para o governador Eduardo Leite. Sei bem, governador, que o senhor está tentando fazer o melhor para preservar a saúde e o bem-estar dos gaúchos durante esse tempo árduo de dor causada pela pandemia do coronavírus.

Sei que tem sido difícil tomar decisões. Que, às vezes, erros são cometidos. Que muitas pessoas estão insatisfeitas e insatisfeitas continuarão, porque todos estamos perdendo.

Sei também que o senhor tem buscado apoio na Ciência para fazer suas deliberações. O que também não é fácil, porque o Mal que nos aflige é novo, é algo que não existia antes. Então, a Ciência ainda está insegura, ainda está tateando, como todos nós.

Mas, em alguns pontos, a Ciência evoluiu no combate à covid-19. Algumas certezas já foram formadas. Uma delas, plasmada nesta semana por uma pesquisa da Universidade de Harvard, é que as crianças, mesmo que assintomáticas, são poderosos vetores de transmissão do vírus.

Isso já era algo de que se suspeitava, mas agora está comprovado: crianças são, sim, agentes transmissores da doença. Mais: são transmissores mais fortes do que os adultos.

Baseado nesses dados concretos, governador, o senhor deve tomar uma medida urgente: deve proibir a volta às aulas no Estado, até que haja uma vacina contra o coronavírus.

É uma medida dura, todos sabemos, muitas pessoas vão ficar incomodadas, mas é o melhor a fazer. O Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo estão passando por um momento único, especial e diferente. Providências únicas, especiais e diferentes devem ser adotadas.

Os prejuízos de um ano letivo fraco, ou mesmo de um ano letivo perdido, são ínfimos, se forem comparados ao aumento de mortes e sofrimento que o retorno das crianças às escolas acarretará.

Vários setores da sociedade podem voltar a funcionar com bons níveis de segurança. O comércio, a indústria, os serviços. A escola, não. Se as escolas voltarem, o vírus vai grassar com desenvoltura inédita pelo Rio Grande do Sul. Vai matar. Vai lotar os hospitais. E o que hoje pode ser reaberto terá de fechar novamente.

Além disso, as próprias crianças não estão 100% protegidas contra a doença. Elas não são apenas vetores de transmissão: elas podem adoecer. E, se isso acontecer, governador, se uma única criança morrer de covid-19, valeu a pena voltar às aulas?

A situação está melhorando no Rio Grande do Sul. Esse surto, como outros surtos viróticos, tende a diminuir, a partir deste mês. Não deixe que a tendência boa seja interrompida, governador. Não permita que as escolas voltem. Que as crianças continuem em casa, até que chegue a vacina salvadora.

Mantenha as escolas fechadas, governador. Em nome da Ciência. Em nome da vida.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário