sábado, 29 de agosto de 2020


29 DE AGOSTO DE 2020
CARTA DA EDITORA

Fragmentos da História

Resgatar capítulos da História e debatê-los à luz do momento atual é uma das principais contribuições do jornalismo. Na edição deste fim de semana, Zero Hora traz dois conteúdos que fazem justamente essa ponte entre o passado e o presente sobre um tema caro para o Rio Grande do Sul, o setor agropecuário.

A reportagem que ilustra a capa desta edição é sobre os 50 anos, comemorados neste sábado, de um símbolo gaúcho, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No caderno DOC, a seção Com a Palavra é com Luiz Fernando Cirne Lima, ministro da Agricultura do governo de Emílio Médici.

A reportagem de autoria de Fernando Soares mostra que o parque Assis Brasil foi um divisor de águas na história da exposição de animais no Estado, inicialmente itinerante pelo Interior e, depois, fixada no Menino Deus, em Porto Alegre. A colunista de Campo e Lavoura, Gisele Loeblein, lembra que a sua construção ampliou não só a área, mas também a grandeza da Expointer, ao incluir a população urbana. A proposta de aproximação com o meio rural foi planejada, criando uma interação singular que se mantém até os dias de hoje. Porém, como mostra o texto de Soares, depois de cinco décadas de sucesso, o parque enfrenta desafios, entre eles o de se tornar mais produtivo e rentável.

Já a entrevista com o engenheiro agrônomo Cirne Lima, feita por Gisele, tem o mérito de dar voz a um personagem que liderou episódios marcantes do Estado e do país.

- Ele foi um desbravador em várias frentes. Desde a pioneira participação de um brasileiro em julgamento de animais de raça no Exterior até a criação da Embrapa, empresa pensada para gerar tecnologias que atendessem às necessidades da produção em um país tropical. Aos 87 anos, ele lembra com uma riqueza de detalhes impressionante os fatos dos últimos 50 anos no agronegócio - conta a colunista de ZH e GZH.

A reportagem e a entrevista nos fazem compreender um pouco da nossa história.

DIONE KUHN

Nenhum comentário:

Postar um comentário