sábado, 29 de agosto de 2020


29 DE AGOSTO DE 2020
FRANCISCO MARSHALL

CABALA

Kabbalah, em hebraico transliterado, significa um misticismo judaico originário da Antiguidade, que floresceu na Europa a partir do século XII e teve seu marco literário na obra Séfer ha-Zohar, O Livro do Esplendor, de Moisés de Leon, um rabino místico ibérico, por volta de 1280-86. Kabbalah é, nesse cenário, o ensinamento esotérico que transmite uma forma de interpretação dos textos sagrados do judaísmo, decifrando as relações entre um deus eterno e infinito, Ein Sof, e o universo mortal e finito da criação. A cabala considera haver um conhecimento criptografado nas letras e números das escrituras, plenas de simbologias. O saber secreto é transmitido por tradição, com o sentido de dar e receber, contido na raiz semítica qbl (para decorar, digamos "que beleza!"), que significa receber.

O crítico literário Harold Bloom (1930-2019), em Cabala e Crítica (1975 e 1991), examina, com o estudo dessa tradição, a formação e a transmissão da cultura poética, "em relações de transferência e desvio" da memória literária. Falando dos poetas e da renovação da poesia, diz Bloom: "Quando se conhece tanto o precursor quanto o posterior, se conhece a história", uma chave para compreendermos como se formam tramas. Ao tomar emprestado da mística judaica um modo de interpretar a gênese da autoria poética, Bloom inspira-nos a ler na cabala roteiros para elucidar casos de nossa própria história, nossas transferências e desvios.

A partir do Renascimento, nos séculos XV e XVI, a cabala propagou-se por meio da Tradição Hermética - a Alquimia - e gerou também uma cabala cristã. Como era conhecimento oculto, cultivado por cultores que buscavam fins impublicáveis, a palavra cabala adquiriu conotação política, consagrada, ao que parece, a partir de 1668, quando designou um grupo de ministros do rei inglês Carlos II (1630-1685), mancomunados para promover a guerra; formou-se, então, um acrônimo com as iniciais de seus nomes (Clifford, Arlington, Buckingham, Ashley e Lauderdale), a palavra CABAL. Assim essa palavra aparece na crônica de Machado de Assis de 21 de julho de 1895: "A cabala é legítima, natural, verdadeira seleção de espertos e ativos"; é uma alusão a conluios, conspirações e tramoias de políticos.

Na interpretação da cabala mística, tem especial valor a simbologia dos números. Examinemos, para demonstrar, um número qualquer, por exemplo, 89. Eis um número primo, aquele que se divide apenas por si mesmo e pelo número 1, no caso, o número um com que se racha algo em família, por ele e com ele mesmo, um amigão que até parece primo. Multiplicado por mil, esse 89 alude à questão mais vigorosa da internet e da política brasileira recente, mas também a um fetiche do número, capaz de fazer rugir a um monstro animador de emas e gado vacum. A cabala aqui nos fornece também a prova cabal do que temos em tela, trambiqueiros de oitava categoria, fazendo-se de paladinos messiânicos. Resta saber onde entram os chocolates (que beleza!), como sairemos desta, e, também, cabala que não cala, aquele secreto por que, que ora todos perguntam.

FRANCISCO MARSHALL

Nenhum comentário:

Postar um comentário