sábado, 29 de agosto de 2020



29 DE AGOSTO DE 2020
OPINIÃO DA RBS

Expointer da superação

Merece apoio e aplausos o esforço empreendido pela Secretaria Estadual da Agricultura e demais entidades do agronegócio para não deixar simplesmente um vazio no calendário com a impossibilidade de realizar a Expointer de forma presencial neste ano. A feira que se consolidou como um patrimônio emocional do Rio Grande do Sul, vitrine da genética animal de ponta, das mais avançadas tecnologias no maquinário agrícola e palco de discussões sobre temas relacionados ao campo será desta vez essencialmente virtual, pela impossibilidade de comparecimento do público que a cada edição lota as dependências do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Com o compreensível e necessário cancelamento da mostra no formato tradicional, para evitar aglomerações e transmissões do novo coronavírus, entra em cena a proposta da Expointer Digital, como vem sendo chamada, reunindo em um portal a maior parte das atrações da feira. É a forma possível para de algum modo realizar a mostra e amenizar o impacto econômico de um puro e simples ato de desistência em um ano inusitado e sacudido pela pandemia. Neste sábado, data que marca os 50 anos do Parque Assis Brasil, está programada uma live com a participação do governador Eduardo Leite e de organizadores, com lançamento virtual do evento, que começa com a venda de máquinas, carro-chefe dos negócios da exposição.

Apesar da seca que atingiu as lavouras do Estado na última safra, há bons motivos para acreditar em um satisfatório volume de vendas. Contribuem para esta expectativa os juros baixos e os bons preços dos principais grãos, como soja e arroz, o momento também favorável para o leite, o crescimento das exportações de carnes e a certeza de que no longo prazo o Brasil e o Rio Grande do Sul permanecerão como celeiro confiável de alimentos para o mundo em um cenário de crescimento da demanda global.

Estrelas da Expointer desde os seus primórdios no Parque do Menino Deus, na Capital, os animais que formam a elite genética das cabanhas do Estado e de outras regiões do país também terão a sua vez, com os julgamentos das raças e provas que poderão ser acompanhados pelo público de forma virtual, de 26 de setembro a 4 de outubro, uma vez que em Esteio será permitido o acesso apenas dos criadores e profissionais envolvidos. As delícias da agricultura familiar, consolidadas nos últimos anos como um forte atrativo, não serão esquecidas e possivelmente poderão ser vendidas por meio de um aplicativo com entrega a domicílio ou por um drive-thru, a ser montado nas dependências do parque.

Ao longo das suas 42 edições, a Expointer se solidificou como um emblema do vigor do agronegócio gaúcho, um segmento acostumado a enfrentar adversidades e superar obstáculos. A 43ª, por força das circunstâncias, será diferente, mas nem por isso deixará de reconhecer o resultado do trabalho de sol a sol dos produtores dos mais longínquos rincões do Estado e, como sempre, permitir que se mire um futuro promissor, a despeito de qualquer contratempo.

OPINIÃO DA RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário