quarta-feira, 26 de agosto de 2020


26 DE AGOSTO DE 2020
INFORME ESPECIAL

Contágio de alegria


Não foi um aniversário qualquer. Moradora de Cruz Alta, Evilyn Silva de Oliveira sonha ser bombeira desde os três anos. Por isso, a mãe, Adriana, escreveu ao quartel da cidade perguntando se alguma surpresa poderia ser feita à filha na noite em que ela completava 15 anos.

Entristecida pela pandemia, a aniversariante ganhou mais do que esperava. As sirenes e a agitação na rua eram prenúncio de um baita presente.

Evilyn não estava de aniversário sozinha. Neste mês, Cruz Alta completou 199 anos e o Corpo de Bombeiros da cidade, 70. Evilyn vestiu uniforme (foto) e foi levada para um passeio no caminhão vermelho que tanto admira. A vizinhança vibrou junto. A pandemia impediu uma festa formal de 15 anos. Mas a alegria também é contagiosa e sempre encontra seu espaço. Muitos dos bombeiros que foram à casa da menina estavam de folga, mas se apresentaram como voluntários para a celebração, realizada com todos os cuidados exigidos pelo momento. Comandante do batalhão, o tenente De Paula comentou:

- Só podemos agradecer a Deus por permitir que momentos como esse aconteçam. A mãe, Adriana, pensou que, no máximo, receberia a visita de um ou dois representantes da instituição. Quando ouviu as sirenes e viu ambulância, caminhonete, caminhões, inclusive bombeiros aposentados, mais de 30 pessoas, mal acreditou.

- Eles são profissionais com alma - disse Adriana.

Evilyn foi dormir feliz, mais alegre e com a certeza renovada sobre o que fará no seu futuro.

Mais, governador


Eduardo Leite acabou com um absurdo. Até esta semana, um motorista pego com atraso no IPVA tinha o carro apreendido. A partir daí, enfrentava uma maratona burocrática para reaver seu veículo. Ao redor dessa teia, se organizavam agentes exóticos e cobranças absurdas. O governador, com um canetaço, zelou pelo interesse do Estado e do cidadão. Agora, é possível pagar ali, na hora, a parcela em atraso e as multas. A arrecadação é rápida, a punição é justa e a vida segue.


É o tipo de medida simples e eficaz. Tanto, que poderia servir de inspiração para muitas outras áreas. Licenças, alvarás, liberação de projetos, documentos. Tudo pode ser mais ágil, mais digital e mais barato. E aí, nesse último ponto, é que alguns perderão e, por isso, resistirão.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário