quinta-feira, 27 de agosto de 2020


27 DE AGOSTO DE 2020

ENSINO A DISTÂNCIA

"Às vezes, precisava estudar no meio dos raios"



Sentado na grama, no topo do morro, Jean Carlo Araldi, 16 anos, estudante do segundo ano do Ensino Médio, apoia o caderno sobre os livros. O estojo protege lápis, caneta e o aparelho celular que funciona a pleno somente no fim da trilha de um quilômetro, percorrida a pé. O pico da montanha é o único ponto com cobertura de internet no terreno em que ele vive, um sítio pertencente ao empregador de seu pai.

Jean Carlo mora na área rural de União da Serra, município localizado entre Serafina Corrêa e Guaporé, na região da Serra. A população estimada é de 1.156 habitantes, segundo o IBGE. Nos dias em que os trabalhos ficam atrasados, ele retorna para casa só depois das 20h.

O smartphone foi comprado para possibilitar acesso às lições a distância, modelo adotado no Estado desde março, quando os encontros presenciais nas escolas foram suspensos em razão da pandemia de coronavírus.

- Se começa a chover, não subo e acumula trabalho para o outro dia. Mas às vezes chove quando já estou no morro, e preciso estudar no meio dos raios. Isso quando a bateria do celular não acaba antes, e fica mais coisa acumulada - explica o aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Ricardo Francisco Gasparin.

Como caseiro, o pai do estudante, Oscar Fernando dos Santos, que não aprendeu a ler, recebe R$ 1,3 mil por mês. A mãe estudou até a quarta série.

Os pais investiram quase 20% da renda mensal na compra de um receptor de internet via satélite. Os equipamentos de captação do sinal e o pacote vão custar, no primeiro ano, R$ 2,6 mil, e foram instalados na terça-feira. A velocidade, de 10 mega, possibilita que agora, Jean Carlo acompanhe as lições do quarto. Mesmo afirmando que o valor é "bastante impactante" no orçamento, o caseiro não demonstra arrependimento.

Em todas as falas, Jean Carlo reforça que quer retribuir o investimento feito pela família:

- Se estudar bastante talvez eu possa conseguir um bom trabalho, planejar um bom futuro para mim. E ajudar meu pai e minha mãe, que estão sempre comigo, indo inclusive lá em cima às vezes, para não me deixar sozinho - agradece.

TIAGO BOFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário