terça-feira, 11 de agosto de 2015



11 de agosto de 2015 | N° 18256
POLÍTICA APELO NO MARANHÃO

Para Dilma, oposição faz “vale-tudo”

PRESIDENTE AFIRMOU, durante evento em São Luís, que não adianta ficar um brigando com o outro, porque isso apenas prejudica o país. De volta a Brasília, no final da tarde, ela se reuniria com senadores para tratar da crises política e econômica

Durante entrega de novas casas do programa Minha Casa Minha Vida, em São Luís (MA), ontem, a presidente Dilma Rousseff criticou o que chamou de “vale-tudo” para atingir “qualquer governo” ao se referir aos ataques que vem sofrendo e sobre as manifestações marcadas para os próximos dias. A presidente alegou, ainda, que não adianta ficar “um brigando com o outro”, porque isso prejudica o país.

– O Brasil precisa, mais do que nunca, que as pessoas pensem primeiro nele, no que serve à população, à nação, e só depois em seus partidos e em seus projetos pessoais – afirmou a presidente, dando um recado para grupos da oposição que defendem o seu impeachment ou até mesmo a sua renúncia do cargo.

Dilma fez um apelo à população para que não fique insegura e apreensiva com a crise porque é um situação passageira, em que o país “faz uma travessia”. Também do Maranhão, a presidente mandou um recado ao Congresso, que tem aprovado, principalmente na Câmara dos Deputados, propostas que aumentam gastos da União, ao dizer que o governo não concorda com nenhuma medida aprovada que leve à instabilidade política e econômica e o caos financeiro a Estados e municípios:

– Quero fazer um apelo. Vamos repudiar sistematicamente o vale-tudo para atingir qualquer governo, seja federal, estadual ou municipal. Quem acaba sendo atingida é a população. Tudo o que estamos fazendo tem o objetivo claro de dar condições para a gente entrar em um novo ciclo.

PRESENÇA NO PORTO PARA MOSTRAR O DESENVOLVIMENTO

A presidente também participou da inauguração do Terminal de Grãos do Maranhão, no porto de Itaqui, em São Luís, onde afirmou que o país ainda possui estoque de investimentos em infraestrutura que “estão sendo maturados” agora. Dilma lembrou que o porto de Itaqui contará com aportes do Programa de Investimento em Logística (PIL) e que o terminal é importante para escoar a grande produção de grãos do interior do país, em especial a área acima do chamado paralelo 16, que engloba os Estados de Mato Grosso, Tocantins, Piauí, oeste da Bahia, Maranhão e sul do Pará.

A noite, em Brasília, Dilma jantaria com um grupo de senadores com quem falaria sobre as crises política e econômica que o país enfrenta atual­mente.