sexta-feira, 14 de agosto de 2015


Jaime Cimenti


Teatro Brasileiro: do modernismo ao contemporâneo

História do Teatro Brasileiro - Volume 2 - do Modernismo às Tendências Contemporâneas (Edições Sesc e Editora Perspectiva, 496 páginas), obra dirigida por João Roberto Faria com projeto e planejamento editorial de J. Guinsburg e João Roberto Faria, é a parte final de um projeto que a Editora Perspectiva começou a desenvolver a partir de 2002, sob a direção de Faria, com a participação de um corpo de colaboradores de notória competência teórica e crítica.

Dada a amplitude, diversidade e profundidade que o movimento teatral e os trabalhos em arte dramática assumiram em nosso País, a obra não poderia deixar de ser coletiva. Sem atribuir peso descabido à novidade em termos de concepção historiográfica, a obra traduz os debates, os pontos de vista e os reclamos dos processos artísticos, sociais e culturais em curso nos palcos nacionais, sob as luzes eletrônicas e globalizadas da atualidade cênica. Orna Levin, Clovis Garcia, Maria Silvia Betti, Nanci Fernandes e outros especialistas escreveram sobre textos, grupos, estética, teatro de rua, circo-teatro, formação do ator, o teatro e o Estado e outros temas importantes.

O teatro e o modernismo de 1922; a modernização do teatro brasileiro de 1938 a 1958; as novas correntes teatrais: dramaturgia e encenações surgidas entre 1958 e 1978; o teatro contemporâneo a partir de 1978 e outras práticas teatrais contemporâneas são os cinco títulos das grandes partes desta alentada obra, que, como se disse, conclui o projeto iniciado em 2002 pela Editora Perspectiva.

Na apresentação, J. Guinsburg escreveu que, "assim sendo, relevam não só os aspectos ligados ao escrito dramatúrgico como tudo o que ele envolve para expor-se e comunicar-se com seu espectador de hoje, não menos do que com o de ontem, num movimento de captura da materialização ao vivo das manifestações teatrais do Brasil. É claro que neste conjunto se incluem tanto as cenas da vanguarda como o tem recebido o nome de 'teatrão', na medida em que ambos contaram, e preservaram para lembrança histórica, com espetáculos e artistas de vitalidade e significações convincentes."

Enfim, com o primeiro volume, Das Origens ao Teatro Profissional da Primeira Metade do Século XX e, agora, com esse segundo volume, Do Modernismo às Tendências Contemporâneas, os leitores brasileiros têm, na visão de especialistas, um amplo, profundo e rigoroso panorama da História do teatro brasileiro desde o teatro jesuítico, por exemplo, até manifestações da contemporaneidade, passando por períodos marcantes, como os tempos do teatro de Arena, do Centro Popular de Cultura e do Teatro Brasileiro de Comédia.