quarta-feira, 26 de agosto de 2015



26 de agosto de 2015 | N° 18274 
DAVID COIMBRA

A gente tem que fazer


Cocô. É simples, mas é verdadeiro: a gente tem que fazer cocô todos os dias. Xixi, a mesma coisa. Largue o brinquedo ou esse jogo um pouco e vá fazer xixi. Não prenda! Minha vó dizia que uma das piores coisas pra saúde é ficar segurando o xixi. Deve ser verdade. Muito do que os antigos diziam era verdade, só que eles não sabiam direito por quê.

Mas eu sei, meu filho. Estou dizendo: todos os dias. Todos os dias a gente tem que se levantar, mesmo que queira ficar na cama, e todos os dias a gente tem que se deitar, mesmo que queira ficar acordado. Todos os dias a gente tem que comer, se bem que não muito, e é bom que se coma no horário certo. Café da manhã. Olha como os americanos valorizam o breakfast. 

Todos aqueles ovos. Panquecas. Bacon. A principal refeição do dia, eles dizem, e é bem possível que seja mesmo. Então, a gente tem que comer e, depois de comer, tem que escovar os dentes. Isso é importante porque, logo depois que a gente come, aquelas bactérias ficam agindo nos dentes durante 40 minutos. Depois desses 40 minutos, elas se aquietam. Cansam, provavelmente. Até as bactérias cansam. Quer dizer: é preciso escovar os dentes assim que sair da mesa. Escove os dentes, meu filho! Esse é um conselho fundamental, que evita muita dor.

E, se os dentes têm de ficar limpos, o resto do corpo tem de ficar limpo também. Por isso, a gente tem que tomar banho, mesmo que não queira entrar no banho, e mais tarde a gente tem que sair do banho, mesmo que queira continuar no banho. Por causa da água. Lembre-se dos coitados dos paulistas com suas notas de cem, mas com suas torneiras secas. A gente tem que economizar a água do planeta, meu filho.

Depois do banho, é importante secar bem entre os dedos, pra não dar frieira. Entre as pernas também. Fiquei sabendo de um cara que, uma vez, perdeu um testículo por causa de uma frieira. Um perigo. Ah! E nunca vá dormir de cabelo molhado, pelo amor de Deus. Seque esse cabelo. E, uma vez por mês, corte. Já as unhas a gente tem que cortar uma vez por semana.

A gente tem que fazer exercício também, mesmo que nenhum outro bicho do mundo faça exercício. É ridículo fazer exercício, eu sei. Olha pra essas pessoas que botam um calção e saem correndo. Não tem lógica. Mas é preciso. Só não se pode exagerar. Chega uma hora em que a gente tem que parar de fazer aquele exercício que a gente não queria ter começado, ainda que a gente queira prosseguir.

Depois do exercício, a gente tem que tomar água e fazer alongamento, embora isso de fazer alongamento seja mais ridículo do que fazer exercício. Aliás, dizem que a gente precisa tomar dois litros de água por dia. Dois litros é muita coisa, a gente vai querer fazer xixi. Aí, não prenda! Faça esse xixi, rapaz. A minha vó já dizia que... Bom, a gente sabe o que dizia a minha avó. A gente sabe.