sábado, 1 de agosto de 2020



01 DE AGOSTO DE 2020
MONJA COEN

ZEN

Zen tem a haver com cuidar, com querência. Zen tem a ver com educar nossos desejos. Zen tem a ver com transformar. Zen tem a ver com saber. Zen tem a ver com compaixão. Conhecer a si mesmo é o princípio básico do Zen.

Sentar em silêncio, adotar uma postura alinhada e observar a própria mente, incessante e luminosa. Eletricidade pura nas conexões neurais.

Há pensamentos e não pensamentos. Há memórias e momentos presentes. Há nostalgia e ansiedade. Há sensações, percepções, sentimentos - tudo são sinapses neurais. Conhecer o funcionamento é o princípio para que possamos escolher o que estimular e o que desestimular. Podemos educar nossos desejos, orientar nossas vontades. Para o bem - não só pessoal, mas social.

Não é fácil. Treinamento Zen é treinar a si mesmo. Difícil. Exigente de esforço, paciência, diligência, resiliência. Conhecer em profundidade o que é o mais íntimo de nós mesmos - o corpomente. Unidos, indivisíveis.

Você se conhece? Sabe como funciona seu corpomente, sua mentecorpo? Percebe estarmos todos interligados, interconectados com tudo que é, foi e será? Poderia separar-se da totalidade da vida?

Perguntas e perguntas. Necessárias, importantes. Elas devem ser feitas, estimuladas. Pensar, refletir, filosofar. O que é a vida? Por que nascemos onde nascemos? Por que estamos passando por esta pandemia? Por que neste momento os insetos também estão vindo nessa direção? Que mal fizemos? Que compromisso rompemos com nossa mãe, nossa casa, nosso corpo comum, nosso planeta Terra?

O Rio Grande do sul está sofrendo muitas mortes e muita contaminação. Faltam leitos. Cuidado!

"Ninguém manda em mim" é uma frase boa, forte e perigosa. A independência perde muito para a interdependência. Ninguém está separado, independente.

Reflita, observe em profundidade, perceba.

Intersomos. Coexistimos. Nada existe por si só. Ninguém morre sozinho. Cada morte leva consigo muitas mortes. Não de vinganças e retaliações - isso é para os tolos.

Cada pessoa se relaciona com muitas outras pessoas. Uma trama, uma teia de relações. Com seres humanos, plantas, animais, objetos, situações. Uma morte afeta muitas vidas, e todas um tanto morrem com quem morreu. Mas também a pessoa que morre viverá naqueles que conheceu, amou, cuidou.

Cuidado! Estamos interligados a tudo e a todos, somos mantidos vivos por todas as outras formas de vida. Cuidar da Terra e de todos os seres com o mesmo respeito que cuidados de nossos braços agora sem abraços, nossos olhos, agora visíveis acima das máscaras de proteção. Cuidar do solo e do ar, das águas e das matas, das plantações e do gado.

Cuidado! Se os ventos não os desviarem, os gafanhotos podem chegar e acabar com os pastos e as plantações. Seriam as pragas do passado longínquo castigando a humanidade? Oremos com os inseticidas preparados.

Será suficiente e adequado? Protejam-se. Da covid-19, do contato, das aglomerações.

Queremos transgredir. Ninguém manda em mim. Festas e contaminações. Compras - sou livre para ir e vir. Cuidado! Somos livres para escolher ficar em casa, manter distanciamento social, usar máscaras de forma adequada, proteger as matas e as plantações, os pastos e evitar contaminações. Contaminação de raiva, de rancor. Contaminação de medo e ansiedade. Contaminação de fake news, de falsa liberdade que pode levar à morte e a dor. Contaminação da ganância, da propaganda nefasta.

Não está na hora de voltar às aulas, nem de festejar. Cuidado cuida de cuida. Mãos em prece

MONJA COEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário