segunda-feira, 12 de junho de 2017


12 de junho de 2017 | N° 18869
CONTRACAPA | Fábio Prikladnicki

SOYLOCOPORTI,AMÉRICA

Oportunidade rara para assistir a importantes grupos latino-americanos, o Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem começa sua quinta edição nesta sexta-feira, em diferentes palcos da Capital. Serão espetáculos de 11 companhias e artistas, como Malayerba (Equador), Teatro La Rosa (Cuba), Klemente Tsamba (Portugal/Moçambique), Clowns de Shakespeare (Rio Grande do Norte) e Ói Nóis Aqui Traveiz, grupo gaúcho que idealizou e realiza o festival. A programação, que é inteiramente gratuita, é composta por espetáculos, debates, oficinas e desmontagens (formato em que um artista ou grupo apresenta seu processo de criação).

O homenageado da mostra de espetáculos será o grande dramaturgo, ator e diretor argentino Aristides Vargas, que abrirá o evento na sexta, às 20h, no palco do Theatro São Pedro, com o espetáculo Instrucciones para Abrazar el Aire (2012), do grupo Malayerba. Com atuação de Vargas e María del Rosario Francés (ambos na foto), que assinam juntos a direção, a montagem exibe acontecimentos em uma casa na cidade argentina de La Plata. Vargas, por sinal, terá quatro de seus textos encenados no evento por diferentes companhias.

MESTRE DA CÂMERA

Nina Simone, Oscar Niemeyer, Caio Fernando Abreu, Laerte, Fernanda Montenegro e Gisele Bündchen. Todos estes já foram retratados por Bob Wolfenson (foto abaixo), que realizará uma master class sobre fotografia de moda em Porto Alegre no dia 29 de julho, das 9h às 18h, no Hotel Plaza São Rafael. Na aula, o destacado fotógrafo contará sobre a sua carreira, abordará o processo criativo e proporá uma sessão fotográfica com modelo.

Wolfenson já passou pelas áreas de moda, publicidade, retrato e fotografia autoral. Seus trabalhos foram divulgados em publicações como Vogue, Elle, Playboy e Harper’s Bazaar. Em 2009, lançou o livro Cartas a um Jovem Fotógrafo (Campus).

MARCIA TIBURI E A POLÍTICA

Distante do estereótipo da filosofia elaborada em uma torre de marfim, a professora e escritora gaúcha Marcia Tiburi tem estudado alguns dos fenômenos mais urgentes da atualidade. Seu livro Como Conversar com um Fascista (Record), lançado em 2015, vendeu 35 mil exemplares e está na décima edição. Neste mês, chega às livrarias, também pela Record, o novo título da autora. Ridículo Político (238 páginas, R$ 39,90) trata de um paradoxo: embora ninguém deseje passar constrangimento, políticos que exibem uma atuação considerada vergonhosa têm alcançado fama e poder. 

É o que Marcia chama de “berlusconização da política”, em referência ao italiano Silvio Berlusconi. Um dos episódios que inspiraram a pensadora foi a votação do impeachment na Câmara dos Deputados, em abril de 2016. Em um nível profundo, Ridículo Politico fala da relação entre política e estética.

OBRIGADO, SENHOR

Depois de sessões em novembro de 2016, Miguel Falabella vai retornar ao Estado com o espetáculo God, no qual interpreta uma versão pra lá de irreverente do Todo-Poderoso. Ao lado dos arcanjos Miguel (Magno Bandarz) e Gabriel (Elder Gattely), Deus aborda as questões que mais afligem a humanidade. Com direção de Falabella, a montagem brasileira do texto escrito pelo americano David Javerbaum (ex-roteirista do Daily Show de Jon Stewart) será apresentada nos dias 5 e 6 de julho no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e no dia 7 de julho no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. Os ingressos custam de R$ 50 a R$ 160 e podem ser adquiridos pelo site ingressorapido.com.br e pelo call center 4003-1212.

RÁDIOS DA RBS EM NOVOS ESTÚDIOS

Três rádios do Grupo RBS estão se mudando para novos estúdios, localizados no prédio da Avenida Ipiranga, esquina com a Avenida Erico Verissimo. A 102.3 está operando na nova casa desde o último dia 2, a Atlântida se instala hoje, e a próxima será a Farroupilha, como explica Alexandre Fetter, líder das rádios de entretenimento da empresa:

– Estamos assumindo uma estrutura ultramoderna e bastante adequada à atual realidade dos veículos de mídia, que é ser multipresente. Hoje, nossas rádios são também TV, e tudo o que fazemos está postado na internet.

Fetter adianta que apenas o endereço mudará. Ânimo e ímpeto seguem iguais:

– Somos naturalmente inquietos. Estamos sempre buscando novos caminhos para que nosso conteúdo entretenha nosso público espectador e atenda nossos parceiros com nosso branded content.