quinta-feira, 22 de junho de 2017


  22 de junho de 2017 | N° 18878
EDUCAÇÃO PÚBLICA NO RS

NOVE EM 10 ALUNOS NÃO APRENDEM MATEMÁTICA


SAERS MOSTRA QUE 93% DOS ESTUDANTES de Ensino Médio estão abaixo do nível esperado para sua escolaridade na disciplina

Uma avaliação feita pela própria Secretaria Estadual da Educação (Seduc) pinta um quadro preocupante sobre a situação do ensino público no Rio Grande do Sul: 93% dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio (EM) estão abaixo do nível esperado para sua escolaridade em matemática.

Os números são do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), apresentado ontem pelo governo. Realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a avaliação consiste em provas destinadas a aferir a aptidão dos alunos em leitura, escrita e números.

A falta de conhecimento adequado em matemática mostrou-se padrão: no 6º ano do Ensino Fundamental (EF), chega a 73% o total de estudantes incapazes de demonstrar o conhecimento em matemática esperado para a idade. Em português, o total é de 57% e, em ambas as disciplinas, não passam de 5% os alunos com habilidades consideradas avançadas para as suas séries.

– Não há satisfação em relação a esses resultados. Em matemática, o que estamos mostrando é constrangedor – considera o secretário da Educação, Ronald Krummenauer.

O alento está nos primeiros anos do EF. Chega a 62,5% o total de alunos dentro do padrão adequado em matemática – número inclusive maior do que o de estudantes que demonstraram pelo menos uma aptidão dentro do esperado em português, que somam 61,7%. A questão é que, como mostram os números, os índices caem conforme avançam os anos escolares.

Uma análise da evolução desses números fica comprometida por conta da inconstância da avaliação. Criadas por decreto em 2007, no governo de Yeda Crusius (2007-2010), as provas do Saers deixaram de ser aplicadas na gestão de Tarso Genro (2011-2014). Assim, os últimos resultados disponíveis foram apresentados há seis anos. A ideia do governo, agora, é manter o exame, promovendo sua realização a cada dois anos. O próximo está previsto para 2018.

Realizado entre 7 e 13 de dezembro de 2016 em todas as escolas estaduais – e também em algumas particulares e federais, que puderem participar para conferir os próprios resultados, mas não estão incluídas nos dados apresentados pela secretaria –, o Saers foi aplicado a 151.952 estudantes. O edital de abertura do exame previa a participação de 249.322 estudantes da rede estadual.

– Como as provas só foram aplicadas em dezembro, muitos alunos já estavam em férias – explica Cecilia Furst, diretora de planejamento da Seduc.

A demora é explicada porque a primeira empresa escolhida para realizar o Saers foi desclassificada em outubro por não atender a todas as exigências do edital. O custo para a realização das provas saltou de R$ 3,2 milhões para R$ 5,5 milhões – pagos, segundo a Seduc, a partir de financiamento do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird).

PLANO DE AÇÃO INCLUI CAPACITAÇÕES ONLINE

Diante dos resultados, a secretaria pretende agir. Junto ao balanço do Saers, foram apresentadas propostas como a capacitação de professores, com realização de cursos online, a construção de planos de intervenção nas escolas e o monitoramento dessas ações por parte da pasta. Boas práticas também deverão ser apresentadas como referência.

– Apesar de os resultados estarem aquém do esperado, o que não é uma surpresa, a novidade é o que vamos fazer com esses números – afirmou o secretário Krummenauer.

Para ele, a explicação para números piores no EM está não só na qualidade do ensino, mas também em questões sociais:

– Conforme as crianças crescem, outros fatores vão entrando em jogo. Tem a menina que engravida, o adolescente que se envolve com drogas. A evasão também é grande.

Divulgados pela secretaria à imprensa, os dados estarão disponíveis para as escolas a partir de amanhã. Cada instituição terá acesso aos dados individuais de cada aluno que participou da prova. A ideia é que diretoria e professores aproveitem essas informações para reforçar os pontos positivos e corrigir os problemas enquanto ainda há tempo, já que a avaliação é feita em meio à formação estudantil, e não apenas nos anos finais.

A PROVA

O QUE É O SAERS?
É um sistema de avaliação da qualidade do ensino no Rio Grande do Sul. Foi criado em 2007, mas as provas deixaram de ser aplicadas em 2011.
QUAIS ESCOLAS PARTICIPAM?
Todas as escolas da rede estadual, além das instituições de ensino privadas e das redes municipais que aderirem ao programa.
QUEM FEZ?
A prova de português e matemática foi aplicada entre os dias 7 e 13 de dezembro de 2016 para alunos do 2º ano e do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.
PARA QUE SERVE?
Com os resultados, o Estado consegue verificar o desempenho de cada escola e município, para melhorar o ensino e atingir as metas de qualidade.