quinta-feira, 15 de agosto de 2019



15 DE AGOSTO DE 2019
PERDEU R 18 MIL EM CACHOEIRINHA

Homem é vítima de golpe dos nudes

Trocar fotos íntimas pela internet virou campo fértil para estelionatários. Nos últimos meses, homens procuraram a Polícia Civil para contar que foram vítimas do "golpe dos nudes", em Torres (dois casos), Cachoeirinha (um) e Portão (cinco crimes).

Conforme a Polícia Civil, todos os golpes seguiram o mesmo roteiro. O perfil de uma mulher jovem faz convite de amizade em rede social. O homem aceita e as pessoas começam a trocar mensagens. Com o andamento da conversa, ambos enviam fotografias íntimas - os chamados "nudes".

Logo depois, o perfil falso afirma que a mulher é uma adolescente, de 15 anos. Quase que simultaneamente, outro criminoso aparece se dizendo pai da menina e faz uma revelação: afirma ser policial civil e promete denunciar o homem às autoridades, a não ser que receba para ficar em silêncio.

No caso mais recente, no início de agosto, em Torres, o falso agente solicitou o valor de R$ 11,6 mil para não denunciar o caso à polícia. A vítima procurou um advogado e, juntos, foram até a delegacia.

Já em Cachoeirinha, no mês passado, o crime deu certo para os estelionatários. Um homem casado envolveu-se em troca de mensagens com o golpista, primeiro pelo Facebook, depois no WhatsApp.

Depósitos

O homem chegou a enviar uma foto despido, usada pelo criminoso para chantageá-lo. Ele fez três depósitos, somando cerca de R$ 18 mil, nas contas dos criminosos. Após ser vítima, o homem, acompanhado de um advogado, procurou a Polícia Civil de Cachoeirinha. O delegado Leonel Baldasso, afirmou que encontrou a verdadeira responsável pelas mensagens: uma mulher, sem antecedentes, de aproximadamente 30 anos. Ela está cadastrada como visitante de uma pessoa que está presa. O fato reforça a suspeita da polícia de que a organização para o crime parte de casas prisionais.

- A maioria das vítimas é pessoa casada. O criminoso que ligou sabia detalhes sobre a vida da vítima por meio de análise de engenharia social. Adicionam ou seguem várias pessoas próximas do alvo. Chegaram a perguntar sobre aniversário da sobrinha desse caso em específico. A vítima casada, com medo de arruinar sua vida, preferiu pagar e alimentar os bandidos - declarou Baldasso.

A investigação em Cachoeirinha ainda depende de autorização de pedidos feitos à Justiça.

O delegado Juliano Aguiar, responsável pela apuração de Torres, informou que há um outro caso na cidade e mais relatos em outros municípios do Estado.

- Os crimes têm o mesmo modus operandi e, aparentemente, foram feitos pelo mesmo grupo - alerta o policial.

VITOR ROSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário